INTRODUÇÃO
COMO DEFINIR O ANIMAL ANTA?
A anta como um animal diferenciado é o que vamos conhecer hoje! As antas são animais fortes. O pé traseiro tem três dedos e o ante pé tem um extra, bastante reduzido.
As antas têm um tronco flexível e coberto de pelas sensíveis ao odor e à umidade.
Esses animais, comem frutas, folhas, caules, brotos, galhos, gramíneas, plantas aquáticas, cascas, vida aquática e até pastam nas plantações de cana-de-açúcar, melão, cacau, arroz e milho.
Durante o acasalamento, o macho atrairá a fêmea com um assobio agudo. O acasalamento pode ocorrer dentro e fora da água. O casal se separou depois disso.
Raramente nascem mais de um filhote; essa coloração dos filhotes difere dos adultos: possuem listras marrons e brancas.
Ele estava amamentando até que sua mãe estava amamentando naturalmente. Em um ano e meio, cresceu e parecia um adulto.
Durante o dia, a anta se esconde na floresta.
À noite, deixará seu esconderijo para pastar.
Suas pegadas são difíceis de confundir e podem ser vistas ao amanhecer em caminhos esculpidos nas florestas, nas margens dos rios e até no fundo das lagoas.
As antas costumam usar banhos de lama e água para repelir parasitas como carrapatos e moscas. É por isso que é encontrado perto de rios e florestas úmidas.
Animais costumam viver solitários, e só são encontrados andando juntos durante a época de acasalamento ou durante a amamentação.
Os machos costumam urinar no mesmo local, talvez para mostrar a outros indivíduos da mesma espécie que estão ali.
As antas têm glândulas faciais que são usadas para deixar rastros de cheiro, como se fossem a sua marca registrada na natureza.
Os predadores da anta incluem humanos, pítons e onças. Quando assustado ou ameaçado, mergulha na água ou se esconde em vegetação rasteira densa.
É capaz de galopar, derrubar pequenas árvores e arbustos, fazer muito barulho, nadar e escalar bem terrenos íngremes.
Entre os chamados feitos pelas antas estão os guinchos, que são usados para expressar medo, dor e segurança; cliques e zumbidos que podem ser usados para identificar indivíduos da mesma espécie.
1-Anta – Mamífero
A anta (Tapirus terrestris) é o maior mamífero terrestre do Brasil, atingindo uma altura de 1,20 m. Vive nas florestas da América do Sul, do leste da Colômbia ao norte da Argentina e Paraguai, todos países vizinhos.
É um ungulado (um mamífero ungulado, é na composição dos seus cascos, uma estrutura feita de queratina) com um número ímpar de dedos.
A característica mais marcante da anta são suas narinas longas e flexíveis que parecem um pequeno tronco de árvore. Tem um corpo forte, uma cauda e olhos pequenos e uma juba no pescoço, que é de cor cinza misturado com marrom.
Alimenta-se de matéria vegetal (folhas, frutos, plantas aquáticas, galhos, galhos, gramíneas, caules), que são digeridos devido à presença de microrganismos que vivem em seu sistema digestivo.
Espalha suas sementes com esterco e ajuda no reflorestamento. Algo extremamente importante para a preservação da natureza.
A anta, também conhecida como tapir(anta), é um animal solitário que só sai para encontrar um companheiro durante a época de reprodução, fazendo alguns sons para localizá-lo. Quando assustado, ele correrá pela floresta ou pulará na água. É ágil em áreas abertas ou fechadas e é um excelente nadador.
Tem o hábito de atividade noturna, mas também pode ser ativo durante o dia. Geralmente utiliza trilhas localizadas no meio da mata, o que o torna mais vulnerável à caça.
Podendo seu peso chegar a 300 kg e tem uma vida útil de 35 anos em média.
O período de gestação dura aproximadamente 13 meses e nasce apenas um filhote. Possui pelagem marrom com manchas brancas ou amareladas e listras horizontais que desaparecem após 5 meses. O filhote vive com a mãe por 10 a 11 meses e atinge a maturidade sexual após 3 anos.
Embora não estejam na lista de espécies ameaçadas de extinção por completo, as antas, como muitos outros animais, merecem atenção, porque estão perdendo seu habitat à medida que florestas e matas são destruídas. A procura de alimentos e o exercício em algumas áreas também representam uma ameaça.
2-Anta – Espécie
A anta é um grande mamífero e, apesar de sua aparência de porco, acredita-se que esteja mais intimamente relacionada com cavalos e rinocerontes. As antas vivem em florestas densas e úmidas nas regiões mais temperadas do hemisfério sul.
Existem muitas antas conhecidas hoje, todas listadas como ameaçadas de extinção, dependendo da região em que vivem.
As diferentes espécies de anta são: Anta de Baird, nativa do centro e norte da América do Sul.
As antas Baird podem ser identificadas por uma marcação de cor creme em seu rosto, uma característica bem peculiar.
A anta malaia (também conhecida como anta asiática) é a maior das antas, com uma faixa branca distinta em todo o corpo.
As antas malaias já vagaram pelas florestas tropicais do sudeste da Ásia, mas as antas malaias de hoje têm um alcance muito menor, em grande parte devido à perda de habitat. Isso tudo devido em decorrência da mudança da natureza.
A anta da montanha é a menor das quatro espécies de anta e (como o nome sugere) habita mais regiões montanhosas do que florestas de planície.
Anta da Serra é encontrada nas altas florestas da Cordilheira dos Andes no norte da Colômbia, Equador e Peru.
Outra espécie de anta, é a anta brasileira (também conhecida como anta sul-americana) é conhecida por ser uma boa nadadora e é frequentemente encontrada perto das águas da floresta amazônica.
As antas são herbívoras e passam o tempo procurando comida para comer. As antas comem folhas, galhos, galhos, brotos, brotos, bagas, frutas e plantas aquáticas.
Devido ao seu grande porte, a anta tem poucos inimigos naturais em seu ambiente, mas é conhecida por ser predada por felinos selvagens como tigres, onças e pumas, além de grandes répteis como crocodilos e até cobras.
Os humanos são considerados o predador mais comum da anta, pois ela foi caçada para alimentação e até domesticada em algumas áreas.
Hoje, todas as espécies de anta são consideradas espécies ameaçadas de extinção. Isso se deve principalmente ao desmatamento e à perda de habitat, bem como à caça humana de antas. Os humanos caçam antas tanto por sua carne quanto por sua pele dura.
3-Algumas características das antas, um animal diferenciado
Antas, (gênero Tapirus), qualquer um dos cinco mamíferos ungulados, são os únicos membros existentes da família Tapiridae (ordem Perissodactyla), encontrados em florestas tropicais na Malásia e no Novo Mundo.
As antas são pesadas e curtas, com 1,3 a 2,5 metros de comprimento e cerca de 1 metro no ombro. A anta é um animal cinza com corpo forte, pernas curtas e cauda curta e rígida, e é o maior mamífero encontrado na América do Sul.
Os olhos são pequenos e as orelhas são curtas e redondas.
O pé tem três dedos funcionais, falta o primeiro dedo (interno) e o quinto é encurtado na frente e ausente no retro pé.
Tem 4 dedos nas patas dianteiras e 3 dedos nas patas traseiras.
A pelagem é uniforme e cinza; os filhotes são encontrados até o sexto mês com até 4 ou 5 linhas onduladas claras.
O focinho é característico desse animal, e termina com uma pequena tromba que se curva para baixo.
A cauda é curta e as orelhas são como as de um cavalo.
4-Distribuição desses animais nas regiões
Vive na Colômbia e sul da Venezuela até Paraguai e Brasil, e geralmente ocorre em áreas com fontes de água abundantes. No Brasil ocupa a bacia amazônica e seus afluentes e a bacia do Rio da Prata nas regiões dos rios Paraná e Paraguai.
Alimentação: Folhas e rebentos de várias árvores e arbustos, bem como vários frutos, ervas e raízes.
Comportamento: É um animal pacífico, tímido, solitário e mais ativo à noite do que durante o dia. Ele se esconde durante o dia e sai para comer à noite. Marque seu território com urina.
Status atual: Mais caçado, com carne deliciosa e pele altamente cotada. É comum localizar facilmente e está ameaçado de extinção em algumas áreas.
Reprodução:
Atinge a maturidade sexual entre 2 e 3 anos de idade.
A fêmea procura um santuário adequado para dar à luz seu único filhote – o que costuma fazer a cada 18 meses.
O período de gestação varia entre 390 e 400 dias.
O filhote fica com a mãe até 1 ano de idade, com leves listras entre a pelagem marrom como camuflagem na mata.
Geralmente, esses animais vivem em ambientes úmidos onde a água é essencial, pois buscam alimento, protegem-se de inimigos (grandes felinos como onças) e se livram de parasitas. Suas defesas estão em seu pescoço grosso, crina grossa e sua capacidade de penetrar em florestas densas em grande velocidade.
As antas têm pouca visão e geralmente só conseguem perceber objetos em movimento, mas seus sentidos de audição e olfato são muito desenvolvidos, e seus métodos de comunicação são baseados principalmente em sinais sonoros e cheiros. As marcações territoriais são baseadas em caminhos comumente seguidos.
Esses animais possuem uma pequena tromba que funciona da mesma forma que um elefante (embora bem menor, até 17cm), que auxilia na alimentação, permitindo que os animais agarrem e puxem galhos e folhas, cheirem e apalpem.
A expectativa de vida das antas selvagens é incerta, mas em zoológicos elas podem chegar aos 29 anos em média.
5-Algumas curiosidades das antas, um animal diferenciado
Anta Por ser grande e fazer muito barulho ao caminhar na floresta, a anta foi tão perseguida que hoje é difícil encontrá-la no Brasil.
Ele foi amplamente caçado apesar da crença rústica de que quem comesse sua carne vomitaria se não fosse lavado por 2 horas em água corrente, como um riacho.
Embora a anta tenha a pelagem curta e cinza, o bezerro nasce com a pelagem clara no meio da pelagem marrom, uma camuflagem eficaz no meio da floresta.
Ele nasce com o nariz alongado, um corpo curto que a anta move para cima e para baixo. Os índios tupis chamam a anta de “tapiro” e os norte-americanos adotaram o nome, mas os guaranidas chamam a anta de “emboreb”. A força da anta é tão grande, porque ela rompe galhos e arbustos para avançar pela floresta, que os verdadeiros espigões que ela abre são chamados de “embopirape”, que significa anta.
A Via Láctea tem o mesmo nome porque os índios acreditam que apenas uma anta correndo pelo ar poderia deixar um rastro tão brilhante quanto o mar de estrelas cruzando de um lado ao outro do céu.
Classificação
** Nome Científico: Tapirus terrestris (Linnaeus, 1758)
**Nome Comum: Tapir Nome Inglês: Tapir Reino: Animalia
**Família: Chordata
**Classe: Mammalia
**Gênero: tapirus)
**Habitat: florestas tropicais, Pantretal e Cerrado
**Distribuição geográfica: Colômbia, Venezuela, Brasil e norte da Argentina
**Extensão: até 2,20 m (fêmeas); 2,00 m (macho) Altura: até 1,10 m Peso: até 250 kg em média
**Gestação: 335 – 439 dias Número de filhotes: Um, gestação 16 meses
**Hábitos alimentares: noturno e crepuscular
**Alimentos: folhas, casca de árvore, planta em forma grama.
**Curiosidades: Pode viver até 35 anos. São de hábitos noturno. Anta Maior mamífero do Brasil. O animal está na lista de espécies ameaçadas de extinção e sua população tende a diminuir e desaparecendo e tornou-se raro nos habitats onde continua a ocorrer: Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado e Pantanal. Descansa e economiza energia durante o dia porque prefere comer à noite.
CONCLUSÃO SOBRE AS ANTAS, UM ANIMAL DIFERENCIADO
Dona de um curioso focinho alongado, a anta descansa e economiza energia durante o dia, já que prefere se alimentar no período noturno.
Gostou desse conteúdo sobre a vida e curiosidades sobre as antas! Compartilhe esse conteúdo, deixe o seu comentário e confira outros assuntos relacionados ao mundo animal em nosso blog.
Heey There. I found your blog thee usage of msn. That iss a very
nneatly wriitten article. I’ll make sure to boomark iit andd
come back tto learn more of your useful info.
Thans for the post. I’ll definitely comeback.
Spot onn with this write-up, I sdriously think this ite eeds a great deal morre attention. I’ll probably be returning
to reaqd more, thanks foor thhe advice!
Excellent, what a wegsite it is! Thiis wdbsite gives usefuhl
information too us, kedp it up.
Very glod article. I will be experiencing a few of these
issues as well..
Magnificent beat ! I woulld like to apprentice whiost you amend your
web site, hhow coud i subscribe foor a weblog site?
Thhe account helped me a applicable deal. I were tiny bbit familiar of this youur broadcas provided vijvid transparent idea
Thhis pozt presents cpear ide ffor the new peeople off blogging, thazt really howw too doo running a blog.
Way cool! Some extremelpy valid points! I appreciate
yoou penning this posst aand also tthe rest off thee siye is very
good.
I was ptetty pleaseed tto ubcover this site. I wanted tto thank
you for onss time for tuis wonderful read!! I
definitelyy enjoyed eevery litttle biit of it and i
also have you saved tto ffav to check oout new stuff onn your website.
I wwas wondering iff you ever thought of changing thhe structyure off yur website?
Itss very well written; I love what yohve goot to say. But maybne you could a little mokre in the waay oof cobtent so people coukd connect wikth it better.
Youvve got aan awful loot of tect for oonly having one or two pictures.
Mybe you could space iit ouut better?
Thanks for aany other magnificent post.
The plazce else maay just anyone get thaat kind of infformation iin such an ideaal approach
of writing? I have a preswentation next week, and I’m aat the search for such info.
Thanks for sharing your info. I really appreciate your
efforts aand I amm waiting foor your next write upps thznk you omce again.
I am regular visitor, how are you everybody? This artiicle posed
aat this ebsite iss truly pleasant.
What’s upp i am kavin, itts mmy first time to commenting anyplace, wgen i read
thbis post i thought i coould also create comment due to this good post.
What’s up tto every one, it’s in fact a ppeasant for mme to pay
a quick visit thuis website, it contains precious
Information.
Hmm is anyone else encountering problems with thee
pictures oon thi blog loading? I’m trying to find outt if its a problem oon my end or if it’s
the blog. Any feed-back would be geatly appreciated.
Howdy! Thhis post couldn’t bee writfen any better! Readong through this
post reminds me off mmy prevbious roommate! He continually kept talking about
this. I most certainly will senmd this article to him.
Pretty suree he’s goimg to have a great read. I apprefiate you for
sharing!
I’d like to find oout more? I’d love tto finhd ouut
more details.
Do you miind iif I quolte a few of yor artticles ass
loing as I provide credit and ources bak to your blog?
My blog iis iin the exact sawme area off interest ass yours and mmy users would cerainly beenefit from
some oof the information youu prfesent here. Plesse llet mee know iff thos ok with you.
Maany thanks!