1-Por que alguns animais não gastam energia para aquecer o seu corpo?

No caso dos répteis que tem sangue frio, uma característica não só deles. Mas de todos os animais exceto os mamíferos e os pássaros, todos possuem essa característica de não precisar controlar a temperatura do seu corpo.

Esses animais possuem sangue frio porque seu organismo não gasta energia para manter a temperatura estabilizada, isto é, sempre mantendo o valor.

2-Mas então como os répteis controlam a temperatura do corpo?

Estes quando precisam de calor para acelerar o seu metabolismo e sair atrás de seu alimento, eles simplesmente, por exemplo, vão para lugares onde bate sol e se aquecem, elevando a temperatura do seu corpo.

Sua temperatura ideal varia logicamente de um animal para outro ser animal e geralmente ficando a sua temperatura entre 25° a 40° graus centígrados.

Já os animais de sangue quente, possuem assim como os seres humanos, necessidade de gastar energia para manter a temperatura do seu corpo em 36° graus centígrados.

E eles conseguem isso queimando glicose que contém no seu corpo.

Sendo assim, nos dias mais frios, os mamíferos e os pássaros comem muito mais alimentos para conseguir seu ´´combustível“.

No caso dos répteis, eles aproveitam para comer bastante alimentos e, assim, conseguem armazenar energia na forma de gordura, sendo depois utilizada nos períodos em que há pouco sol para ajudá-los a aquecer seus corpos.

3-Na melhor das hipóteses, ter o sangue frio ou o sangue quente não é melhor e nem pior. Por quê?

Porque todos os seres vivos vão depender da sua adaptação natural de seu ambiente em que passam a viver.

Já no caso dos répteis, citando como exemplo, eles possuem um metabolismo muito mais econômico e eles podem viver com pouco alimento se necessário for. Mas nesses casos, dificilmente sobreviveriam em regiões do nosso planeta onde a temperatura é muito fria, como as regiões polares.

Algumas espécies são capazes de sobreviver no imenso calor elevado, como cerca de 40° graus centígrados.

Os répteis também são classificados de ectodérmicos, ou seja, usam uma fonte de calor externa, para regular a temperatura do seu corpo.

Por curiosidade, esses animais não suam, como no caso dos seres humanos.

Por muitas vezes você já deve ter vistos em algum lugar ou nos meios de comunicação, lagartos e jacarés e outros répteis, estirados ao sol.

Eles ficam nessa situação justamente para autorregular a temperatura do seu corpo.

Também para resfriar os seus corpos, eles procuram se esconder do sol e outras fontes de calor, procurando sempre lugares mais frescos, como a sombra por exemplo.

Outra característica desses animais é que possuem hábitos noturnos, justamente para escaparem do intenso calor.

4-Vejam alguns exemplos de répteis:

1-lagartos                      6-serpentes

2-jabutis                        7-camaleões

3-jacarés                        8-cobras

4-crocodilos                  9-cágado

5-tartarugas                  10-iguanas

11-lagartixas

Vejam também…

-Histórias e curiosidades sobre os golfinhoshttps://mundoanimaldicasecuriosidades.com/historia-e-curiosidades-sobre-os-golfinhos/

-Veja 5 curiosidades sobre as tartarugashttps://mundoanimaldicasecuriosidades.com/veja-5-curiosidades-sobre-as-tartarugas/

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.