Conheça os tipos de gatos persas que existem
Nesse artigo iremos aprender mais sobre o gato persa com suas curiosidades.
Os gatos persas são as raças de gatos mais famosas. Reconhecidos por sua pelagem exuberante, docilidade, sociabilidade e nariz achatado, eles são os favoritos de muitos criadores. Mas você sabia que existem sete tipos de gatos persas?
Uma breve história do gato persa e suas curiosidades.
O gato persa é originário da Pérsia, atual Irã. Já era um animal de estimação muito popular no país antes do século XVII. Foi trazido para a Europa por um italiano. Em meados do século XVII, espalhou-se pela Europa, cruzou-se com o angorá e ganhou a bela pelagem que tem hoje.
Tipos de gatos persas
Existem sete tipos de gatos persas reconhecidos pelo World Cat Congress. Eles são agrupados por características de pelagem. Falaremos sobre eles em detalhes. Seguir!
Tipo 1: prata e ouro
Este é o tipo mais famoso de pelagem do gato persa. Possui três tonalidades: prata, dourado e chinchila. É uma camada de base branca com bordas escuras. A cor dos olhos varia de verde a verde-azulado.
Tipo 2: fumê e blindado
Nessa coloração, os filhotes nascem aparentemente sem nuances. À medida que crescem, quando se movem, é possível ver tons de diferentes tons esfumados, sendo o mais comum o gato persa preto. Os olhos são sempre de cor cobre.
Tipo 3: multicolorido
A pelagem particolor é escura e dividida em cinco cores: tartaruga, casca de chocolate, lilás creme, azul creme e carey. Alguns animais podem ter manchas listradas. Os olhos também são acobreados e se destacam em meio à pelagem escura.
Tipo 4: xadrez
Essa pelagem é o tigrado clássico, em tons de azul, prata, vermelho, chocolate, creme, camafeu e camafeu creme, semelhantes às mechas do cabelo humano. Os olhos podem variar de marrom a verde.
Tipo 5: dois tons
Este é um dos tipos de gatos que apresenta a aparência mais diversificada, pois combina as características acima com um fundo branco: malhado e esfumado em tons de vermelho, azul, preto, lilás, chocolate e creme. Os olhos são acobreados, exceto pelo tigrado prateado, que pode variar entre o verde e o castanho.
Tipo 6: sólido
Este tipo de coloração não tem listras ou nuances. Eles são uma cor por todo o corpo. Os tons possíveis são: preto, branco, azul, vermelho, lilás, creme e chocolate. Os olhos são sempre cobre, com exceção de um gato persa branco.
O gato branco e a relação com a surdez congênita
Os olhos de um gato branco podem ser cobre ou azuis. Alguns podem ter heterocromia, ou olhos estranhos, que se manifestam por uma cor diferente: um olho é azul e o outro cobre, amarelo ou verde.
Gatos brancos com olhos não azuis têm 17% a 22% de chance de serem total ou parcialmente surdos. Mesmo para gatos brancos com olhos estranhos, a chance aumenta para 30% ou 40%. Se ambos os olhos forem azuis, a probabilidade de surdez varia de 65% a 85%.
Tipo 7: Himalaia
A pelagem do Himalaia foi obtida cruzando um gato persa com um gato siamês. Graças a isso, já é possível sentir que os membros e as máscaras são mais escuros que o resto do corpo. O mais comum é o gato persa cinza. Os olhos são azuis, herdados dos siameses.
gato exótico
Você pode estar se perguntando por que não estamos falando de um gato exótico quando o assunto são os tipos de gatos persas. Muitas pessoas pensam em um gato exótico como um persa de pelo curto. Este erro é muito comum, mas não corresponde à realidade.
O gato exótico foi criado por acidente. Em meados da década de 1950, alguns criadores persas queriam introduzir marrom na raça e usaram um gato birmanês para incorporá-lo.
Ao mesmo tempo, outros criadores queriam melhorar a aparência do gato American Shorthair. Para isso, eles usaram o persa. Em ambos os testes, foram criados animais de pelagem curta e aparência persa.
Esses criadores ficaram entusiasmados com os novos gatinhos, decidiram preservar essas características e criar uma raça que chamaram de exótica devido a sua aparência incomum. Então, como não é persa, não entrou na lista dos tipos de gatos persas!
Cuidados com o pelo do gato persa
A marca registrada é o pelo de um gato persa. Se o treinador quiser mantê-lo bonito e brilhante, deve ter alguns cuidados, como escovação diária, higiene e cuidados de manutenção.
A escovação diária é essencial para evitar nós. Quando eles ocorrem e são muito densos, o pagamento pode não ser possível. O gatinho, portanto, apresenta defeitos em sua pelagem ou até requer um corte de cabelo mais curto, o que caracteriza mal o animal de estimação.
Higiene e manutenção são importantes. O primeiro cuidado vai manter o bichinho limpo sempre que usar o banheiro e sem escorregar devido ao excesso de pelos nas patas. A outra apara os pelos desalinhados, deixando o gato mais bonito.
CONCLUSÃO SOBRE O GATO PERSA E SUAS CURIOSIDADES
Gostou desse conteúdo sobre o gato persa, então não deixe de conferir outros assuntos sobre o mundo animal em nosso blog. Compartilhe esse conteúdo, deixe o seu comentário. Desde já agradecemos a sua atenção.
Рекламная мастерская
Ofefbjawkdefnk jnjfanfkdwnafjkewnfjkew jfejknfewjnfjkewfngewjkfj nkjfendwfjknewjkgnwejkfnejn jfenwwjfnjdgbrkjfnklfne jnfewwjfnewjkf