curiosidades sobre o peixe-boi

A história e curiosidades sobre o Peixe-Boi

Os peixes-boi, também conhecidos como vacas marinhas, são os gentis gigantes do mar. Embora pareçam meio lentos, eles são bem ágeis no seu habitat natural, são estas e outras curiosidades sobre o peixe-boi que você verá a partir de agora!

Principais curiosidades sobre o peixe-boi

Os peixes-boi têm até 4 metros de comprimento e podem pesar até 500 quilos. Mas não se deixe enganar, eles são nadadores incrivelmente graciosos que podem atingir velocidades de 15 km em rajadas curtas na água.

Os peixes-boi têm um lábio superior grande, preênsil e flexível e nadadeiras em forma de remo. Eles usam esses dois apêndices para coletar alimentos e se comunicar.

A cabeça e o rosto do peixe-boi são enrugados, com pelos ou bigodes ásperos no focinho. Eles têm olhos pequenos e bem espaçados com pálpebras que se fecham de forma circular.

1-Tipos de peixes-boi

O nome  peixe-boi ou “manatí”, vem da língua Taíno, um povo pré-colombiano do Caribe, que significa “seio”.

Os peixes-boi são membros da família Trichechidae e na verdade, existem três espécies de peixes-boi no mundo, caracterizadas por seu local de residência.

  1. Os peixes-boi das Índias Ocidentais se estendem ao longo da costa leste da América do Norte da Flórida ao Brasil;
  2. O peixe-boi da Amazônia vive no rio Amazonas;
  3. O peixe-boi da África Ocidental habita a costa oeste e os rios da África.

2-O que os peixes-boi comem?

Como todos os mamíferos, os filhotes do peixe-boi bebem o leite da mãe. Mas os peixes-boi adultos são herbáceos vorazes. Eles comem plantas e muitas delas – ervas aquáticas, ervas daninhas e as algas são suas favoritas. Um peixe-boi adulto solteiro pode comer um décimo de seu próprio peso a cada dia.

3-O nascimento

Os filhotes do peixe-boi nascem debaixo d’água e recebem ajuda de suas mães imediatamente após o nascimento, para que possam subir à superfície para a primeira respiração. Em menos de uma hora, os peixes-boi bebês podem nadar por conta própria.

4-Os dentes

Os dentes do peixe-boi são substituídos continuamente ao longo de sua vida, este hábito único é chamado de polifiodontia e é raro em mamíferos, apenas encontrado em cangurus e elefantes.

Novos dentes se desenvolvem na parte posterior da mandíbula para substituir os dentes velhos que caem mais para a frente.

5-Estrutura óssea

Ao contrário de outros mamíferos, o peixe-boi tem apenas seis vértebras cervicais. Outros mamíferos (exceto algumas espécies de preguiça) possuem sete.

6-Preguiçosos

Os peixes-boi passam cerca de metade de seus dias dormindo debaixo d’água, retornando regularmente à superfície para respirar em intervalos de 20 minutos.

Ameaças ao peixe-boi

Os peixes-boi são animais grandes e lentos que frequentam as águas costeiras e rios. O grande tamanho, os movimentos lentos e a natureza pacífica do peixe-boi tornam-no especialmente vulnerável a caçadores furtivos em busca de suas peles, óleo e ossos.

Por serem bem curiosos, são frequentemente atingidos e feridos por hélices de barcos e muitas vezes ficam presos em redes de pesca. Hoje, os peixes-boi são espécies ameaçadas de extinção e protegidos por leis estaduais e federais.

Como você pode ajudar o peixe-boi?

Se você gostou das curiosidades sobre o peixe-boi vai ficar feliz em ajudá-los a sobreviver. Hoje, fundações de proteção como o WWF Brasil monitoram as populações da espécie, em especial no Amazonas, você pode buscar mais informações e contribuir para preservar este incrível animal.

Veja Também…

-Os 05 maiores predadores do reino animalhttps://mundoanimaldicasecuriosidades.com/os-5-maiores-predadores-do-reino-animal/

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.