animais em extinção

5 animais em extinção mais ameaçados na natureza

A cada ano que se passa aparecem novos animais em extinção e por isso há uma grande preocupação em preservá-los. Então algumas entidades de proteção buscam manter alguns em cativeiro para que possa manter a espécie.

Infelizmente a lista é imensa, o que pode incluir peixes, mamíferos, aves e insetos. Assim a necessidade de maior preservação existe e é séria.

5 Principais animais em extinção do mundo

Todos os animais têm direito à vida, o pior ainda é quando ela é diminuída pelas ações humanas e não por ação natural. Dessa forma, não basta tentar reproduzi-las em cativeiro e sim cuidar da natureza mesmo. Mostraremos uma pequena lista, embora ela vá além dessas listadas aqui.

1 – O Rinoceronte branco do Norte

Esse grande animal se encontra no Quênia e fica em um sistema de proteção 24h. Infelizmente o único macho da espécie faleceu em 2018, restando duas fêmeas.

A caça indevida desse grande animal foi a causa de sua quase extinção. Tudo isso foi estimulado porque uma crença errada de que os seus chifres tem poderes curativos e até afrodisíacos aumentam.

Isso é absurdo devido o chifre do animal ter queratina, ou seja é como comer as unhas. A maioria desses chifres vão para o mercado negro oriental. A esperança agora é na reprodução em vitro.

2 – Leopardo de Amur

Sendo um grande felino e de beleza chamativa, eles foram caçados por sua pele. Sendo naturais da Rússia e norte da China. Eles possuem hábitos solitários, se não provavelmente teriam desaparecido por completo. Até 2007 eles tinham diminuído para 30 indivíduos apenas, mas uma campanha de preservação de conservadores ajudou a aumentar. Dessa forma o resultado foi de um crescimento de 100%, ou seja, para 60 indivíduos.

3 – Rinoceronte de Java

Pelos mesmos motivos do rinoceronte branco do norte, este animal foi caçado se tornado um dos animais em extinção. Ele é natural do sudeste asiático e se fosse depender da região eles nem existiriam mais.

Infelizmente seu chifre valia até mais que o ouro no ano de 2010, por isso o último foi morto no Vietnã. Diante disso, o que resta é 60 indivíduos na ilha de Java na Indonésia, sendo preservados.

4 – Vaquita

Antes de 2018 restavam apenas 30 desses cetáceos que são mamíferos marinhos muito difíceis de serem encontrados. Eles normalmente são achados no golfo do México e Califórnia.

Além disso, o seu território é pequeno com cerca de 1500 km2. Infelizmente são pegos em rede de pesca de arrasto. Com alguns levantamentos feitos por especialistas, elas serão extintas se as medidas de proteção não mudarem.

5 – Tigre do Sul da China

Mais uma vez aparece um felino como um dos animais em extinção. Por isso restam apenas 30 a 80 indivíduos, segundo dados de 2018.

Esse grande felino, considerado um dos maiores no mundo, foi caçado intensamente. Tudo isso aconteceu a partir de 1959, data em que o governo chinês decretou como praga.

A solução do governo foi exterminar o animal que contava com mais de 4 mil na natureza. Somente a partir de 1977 que o governo se voltou para a preservação. Infelizmente foi muito tempo de caçada, e o animal está extremamente reduzido.

Conclusão

Estas são apenas algumas espécies que infelizmente estão sumindo da face da terra. A ação do homem e as más condições de vida, estão reduzindo aos poucos seus habitats e pior é que as grandes autoridades parecem não se importar muito com esta situação.

Cabe a você ajudar a salvar nossas espécies e manter o nosso planeta incrivelmente lindo como sempre foi. Pense nisso!

Veja também…

-A história e curiosidades sobre o peixe-boihttps://mundoanimaldicasecuriosidades.com/a-historia-e-curiosidades-sobre-o-peixe-boi/

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.