curiosidades sobre pica pau

Curiosidades sobre o Pica-pau

Quais são as curiosidades sobre o pica-pau? Bom, inicialmente podemos afirmar que essa espécie costuma se alimentar golpeando o seu bico na casca das árvores na busca de larvas e vermes.

Curiosidades sobre o pica-pau​

Essa ave pode ser encontrada nas regiões da América Central, América do Sul e Europa. Muito conhecida a partir de desenhos animados, a espécie atua no ambiente e na renovação das árvores.

É conhecido como um árduo trabalhador e bastante presente em florestas baixas ou altas.

Existem indivíduos dessa espécie com diferentes tamanhos, podendo alcançar o porte de 20 a 60 centímetros. Apresentam cores verde, roxo e laranja em suas penas.

Existem outros tons que podem aparecer nas penas, incluindo tonalidades mais brilhosas.​

Apresentam o bico forte com a capacidade de perfurar as árvores e outros tipos de madeira. Possuem pés com quatro dedos, sendo dois para frente e dois para a parte de trás.

As suas cores

As cores de plumagem mais comuns para todos os pica-paus são preto, branco, vermelho e amarelo. Algumas espécies também possuem laranja, verde, marrom, marrom e dourado em sua coloração. As cores mais brilhantes são geralmente manchas chamativas, normalmente na cabeça, pescoço ou costas, onde serão facilmente vistas.

Alimentação é uma das curiosidades do pica-pau

São aves que se alimentam de vermes e larvas, o que incentiva a busca de alimentos, bicando as cascas das árvores, pois muitos vermes se escondem sob as cascas das árvores. Porém, o alimento favorito delas é o cupim.

Tipos de pica-paus

Entre as curiosidades sobre o pica-pau não poderíamos deixar de fora os diferentes tipos existentes em cada região mundo afora. Existem cerca de 200 espécies diferentes de pica-paus em todo o mundo.

Eles vivem em todos os lugares do mundo, exceto Austrália , Nova Guiné , Nova Zelândia , Madagascar e as regiões polares extremas.

Dentre as principais podemos citar o pica-pau real, o pica-pau de cabeça amarela, pica-pau de ouro, pica-pau chorão, pica-pau comum, pica-pau branco, pica-pau de lombo branco e o da espécie imperial.

Comportamentos

A ave ainda pode apresentar diferentes comportamentos, como o de ter a capacidade de dar diferentes golpes. São capazes de dar de quinze a dezesseis golpes com o bico sobre o tronco da árvore, porém são quinze golpes em média por segundo.​

Apresentam narinas e língua ligadas ao cérebro, o que ajuda a reduzir qualquer dano ao crânio ao dar as bicadas. O crânio é mais espesso em comparação com o crânio de outras aves, o que protege bastante a cabeça e o cérebro do impacto dos golpes.

Consegue comer quase mil larvas por dia, sendo importante para o equilíbrio da natureza. Cada indivíduo pode bicar em média doze mil vezes por dia.

Tempo de vida é outra das curiosidades sobre o pica-pau

A expectativa de vida média é de 4 a 12 anos na natureza, dependendo da espécie e da região em que vive e reproduz.

Conclusão sobre curiosidades sobre o pica-pau

Neste artigo apresentamos as principais curiosidades sobre o pica-pau, sendo uma das aves mais conhecidas em todo o mundo. Possui o hábito de bicar os troncos de árvores e de fazer altíssimo barulho.

É uma ave muito importante para o equilíbrio ambiental e para o controle de pragas e larvas na natureza. Sendo fundamental proteger o meio ambiente e o habitat natural da espécie.

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.