insetos joaninhas

INSETOS JOANINHAS – CURIOSIDADES

joaninhas insetos vida e curiosidades

Uma das curiosidades das joaninhas é que são insetos coloridos que vivem em colônias e comem pulgões. Os pulgões, um tipo de piolho de planta pequeno e verde, danificam as colheitas sugando sua seiva. As joaninhas atacam os pulgões e ajudam a manter as plantas cultivadas saudáveis.

Joaninhas são insetos estritamente associados ao verão. Eles raramente são vistos nos meses mais frios. As joaninhas são atraídas pela luz e adoram comer pulgões. As joaninhas têm o corpo redondo e a cabeça achatada. Eles têm seis pernas e três antenas. Joaninhas têm marcações corporais verdes e pretas brilhantes. Seu ciclo de vida é muito simples. Depois de adquirir um companheiro, eles põem ovos em pulgões. Depois que os ovos eclodem, as joaninhas consomem os pulgões.

Quando se trata de manter joaninhas como animais de estimação, é importante obter o tipo certo de joaninha. Existem vários tipos de joaninhas, e cada tipo requer um tipo diferente de habitação. Alguns dos tipos mais comuns de joaninhas para manter como animais de estimação são a joaninha japonesa, a joaninha preta, a joaninha comum e a joaninha de cabeça marrom.

Joaninhas são criaturas fascinantes, e há muitos mistérios sobre elas. Uma das perguntas mais frequentes sobre joaninhas é como elas sabem quando é hora de se separar de seus pulgões. Outro mistério interessante é como as joaninhas podem pular tão alto. Existem muitos outros mistérios que ainda estão sendo investigados sobre joaninhas.

Joaninhas são criaturas fascinantes sobre as quais vale a pena aprender mais. Eles são fascinantes por causa de seu ciclo de vida simples, sua capacidade de pular alto e sua atração pela luz. As joaninhas são uma ótima maneira de passar o tempo durante o verão e são um ótimo complemento para qualquer coleção de animais de estimação.

Curiosidades das Joaninhas: são insetos pequenos e coloridos

Valorizados por sua beleza e, em muitas culturas, símbolos de boa sorte e abundância. Esses insetos amigáveis ​​pertencem à ordem Coleoptera, assim como os besouros, e pertencem à família Cocinellidae, da qual já foram descritas mais de 5.000 espécies. Os insetos coleópteros têm dois pares de asas. Um par de asas finas e membranosas, localizadas sob o outro par de asas, chamadas élitros, são resistentes e resistentes. Os élitros da maioria das joaninhas são amarelo brilhante, laranja e vermelho com pequenos pontos pretos. No entanto, alguns são escuros e até mesmo na cor.

Tipos de joaninhas: informações gerais

Joaninhas são insetos coleópteros, ou seja, são besouros com conchas e pontinhos coloridos, geralmente pretos. A cor avisa os predadores que tem um cheiro desagradável e as joaninhas secretam uma substância amarela da peste quando se sentem ameaçadas.

Desta forma, a joaninha avisa a quem quiser comê-los que é melhor usá-lo para caçar outras coisas, porque não serão tão apetitosas. Eles também usam outras técnicas, como se fingir de morto para passar despercebido e permanecer vivo. Portanto, as joaninhas têm poucos predadores. Apenas alguns pássaros ou insetos grandes se atrevem a comê-los.

No geral, eles variam de 4 a 10 mm e pesam em torno de 0,021 gramas. Esses insetos vivem em quase qualquer lugar do planeta, desde que haja vegetação abundante. Eles saem durante o dia para atividades importantes, são fáceis de ver na folhagem e, quando a noite cai, eles adormecem. Além disso, durante os meses mais frios, eles realizam um processo de hibernação.

Na aparência, eles têm asas dobradas grandes e grossas, além de suas “roupas” de cores vivas. Deve-se notar que esses besouros sofrem mudanças significativas ao longo de sua vida à medida que passam pelo processo de metamorfose. De ovos e larvas, depois de larvas a joaninhas adultas.

As joaninhas são carnívoras, por isso costumam se alimentar de outros insetos, como tatus de três bandas, lagartas, ácaros e especialmente pulgões. Isso torna esses besouros um inseticida natural.

Tipos de joaninha: joaninha de sete pontos (Coccinella septempunctata)

Esta espécie é uma das mais populares, principalmente na Europa. Com sete pontos pretos e asas vermelhas, este besouro é encontrado onde existem pulgões, como jardins, parques, áreas naturais etc. Da mesma forma, esse tipo de joaninha é distribuído em uma grande diversidade de lugares no mundo. Mas, a maior área de distribuição ocorre na Europa, Ásia e América do Norte

Espécie de joaninha: joaninha de 22 pontas (Psyllobora vigintiduopunctata)

Amarelo brilhante o distingue das outras cores, enquanto possui muitas manchas pretas, exatamente 22, as pernas e antenas são amarelas escuras, e o tamanho é um pouco menor que as outras manchas, de 3 a 5 mm. Em vez de comer pulgões, esta joaninha se alimenta de fungos que crescem nas folhas de muitas plantas. Portanto, sua presença no jardim deve alertar a planta para a presença de fungos, que podem enfraquecer muito o jardim.

Tipos de joaninhas: joaninha negra (Exochomus quadripustulatus)

Esta joaninha é conhecida por suas manchas pretas e vermelhas brilhantes, laranja ou amarelas, algumas maiores que outras. No entanto, as cores variam muito e podem mudar com o tempo. Também se alimenta principalmente de pulgões e outros insetos e é encontrado na maior parte da Europa.

Tipos de joaninhas: curiosidades

Abaixo, listamos 14 curiosidades para você sobre os tipos de joaninhas existentes:

Joaninhas são essenciais para o equilíbrio ecológico;

Uma única joaninha pode comer até 1.000 presas em um verão.

Eles podem colocar até 400 ovos em uma posição;

Sua expectativa de vida é de cerca de 1 ano, embora algumas espécies vivam até 3 anos;

A idade não pode ser determinada pelo número de manchas no corpo. No entanto, as manchas em seus corpos desaparecem com o tempo.

O olfato está nas pernas;

As joaninhas podem morder porque têm mandíbulas, mas não são grandes o suficiente para causar danos aos seres humanos;

Os machos são menores que as fêmeas?

Na fase larval, as joaninhas não são tão bonitas. Eles são longos e pretos, muitas vezes cobertos de espinhos;

Quando são larvas, seus apetites são tão grandes que podem matar uns aos outros;

Em média, as joaninhas batem as asas 85 vezes por segundo ao voar;

Enquanto alguns besouros podem nadar, as joaninhas não vivem muito quando caem na água;

As joaninhas mordem não de cima para baixo, mas de um lado para o outro;

Em alguns países, como Suíça e Irã, eles são um símbolo de boa sorte.

Você também sabia que as joaninhas fazem parte da dieta do dragão barbudo? Isso mesmo, as joaninhas são alimento para diversos répteis, como dragões barbudos.

Conclusão

Gostou desse conteúdo sobre as joaninhas com suas curiosidades, veja outros assuntos relacionados ao mundo animal em nosso blog.

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.