10 animais mais conhecidos da região da Mata Atlântica do Brasil

A variedade de animais na Mata Atlântica no Brasil é imensa, mesmo a mata tendo passado por grande desmatamento e ter perdido muitos Km².

A mata atlântica é muito bonita e sem dúvida a quantidade de espécies que vivem lá é vasta. Por isso fizemos uma lista de animais entre tantos de nossa rica flora. Por isso destacaremos os 10 animais mais conhecidos da região da Mata Atlântica do Brasil.

Uma grande variedade de animais da mata atlântica no Brasil

Certamente o quinto maior país do mundo tem uma rica flora que envolve várias espécies diferentes. Para você ter uma ideia, nela há mais de 1000 espécies de aves, mais de 270 de mamíferos, 370 de anfíbios, 200 de répteis e 350 de peixes.

Infelizmente temos apenas 7% do que era a mata atlântica antes da ação humana, mesmo assim ocupa 15% de nosso território.

Diante disso, veja os 10 animais mais conhecidos!!!

1- Mico-leão-dourado é um dos 10 animais mais conhecidos da região da Mata Atlântica do Brasil

Esse animal certamente é um dos mais conhecidos. Inclusive está em nossa nota de 20 reais, então não poderia ser esquecido. Sua pelagem varia de dourado a vermelho dourado.

Essa espécie de macaco é própria do Rio de Janeiro, embora alguns já tenham sido encontrados no Espírito Santo. Ele é encontrado somente no território brasileiro.

2- Mico-leão-de-cara-preta

Esse mico leão foi descoberto em 1990, sendo mais uma espécie que é típica das matas atlânticas brasileiras. Ele foi encontrado primeiramente no estado do Paraná, mas também é comum no litoral sul de São Paulo.

Algumas estimativas a descrevem como uma família que está em extinção, com apenas 300 exemplares.

3- Onça-pintada

Entre os animais da mata atlântica no Brasil, a onça pintada é o maior caçador, sendo o maior felino da américa e o terceiro no mundo.

A onça tem uma das mordidas mais fortes do mundo, e ainda com relação ao tamanho perde para o tigre e o leão.

4 – Bicho-preguiça é outro que está entre os 10 animais mais conhecidos da região da Mata Atlântica do Brasil.

Quem não já viu falar do bicho preguiça? Ele está em todo lugar, aparece em documentários locais, em reportagem. Esses animais são peludos e somente ficam em árvores.

5- Capivara

Se tratando do maior roedor do mundo, esse bicho é muito comum no Brasil. Ela pode chegar até 1,3 metros de comprimento quando adulta e sendo um símbolo dos pampas gaúchos.

6- Tamanduá-bandeira

Podendo chegar a mais de 2 metros, esse grande mamífero é típico da América Central e do Sul, sendo grande comedor de formigas.

7- Jaguatirica

Em nossa lista dos animais da mata Atlântica no Brasil não poderia faltar esse felino carnívoro que conta com umas dez subespécies. Ele é encontrado desde o sul dos EUA até a região norte da Argentina.

8- Cobra-coral

Sendo uma das cobras mais venenosas do mundo a coral tem as suas características de cores vermelho, branco e preto bem listados.

9- Jiboia

Uma cobra não peçonhenta em que a fêmea que pode até 3m alcançar e algumas podem pesar 15kg.

10- Tucano

Essa linda ave com seu grande bico também é marcante em nossa mata atlântica. Por isso ele é encontrado nas regiões tropicais desde a América Central à América do Sul.

Conclusão sobre os 10 animais mais conhecidos da região da Mata Atlântica do Brasil

Você viu a lista dos animais mais icônicos da mata atlântica. Alguns necessitam de atenção para não serem extintos, outros precisam ter o seu habitat natural mantido para garantir a sua sobrevivência.

Pense nisso!

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.