5 exemplos práticos de animais invertebrados

Os animais invertebrados são aqueles que não possuem crânio e nem coluna vertebral. Dessa forma, fica mais fácil de identificar na natureza porque normalmente são moles, mas há muitos que possuem exoesqueleto.

Os invertebrados que possuem um exoesqueleto tem uma certa firmeza porque serve como uma sustentação para o animal.

Os animais invertebrados

Esses tipos de animais tem suas características próprias, você com certeza já percebeu elas algumas vezes. No caso dos artrópodes, eles possuem um exoesqueleto que ajuda a manter a locomoção, sustentação e proteção do indivíduo.

A classificação desses animais podem ser divididas em 2 grupos como:

  • aeróbicos;
  • pluricelulares;
  • eucariontes;
  • heterótrofo;
  • reprodução sexuada;
  • presença de tecidos e órgãos;
  • simetria bilateral.

Além disso, eles podem ser terrestres, aquáticos e até ser parasita do corpo de um animal ou humano como as lombrigas. Então, veja alguns deles nos tópicos a seguir.

1 – Água viva (Poríferos)

Sendo um dos animais invertebrados, a água viva é muito famosa. Com certeza você já ouviu falar de alguns incidentes como ela no mar. São animais pluricelulares e que possuem tentáculos com espinhos, onde produz uma secreção.

A secreção venenosa produzida nos tentáculos dessa espécie ajuda tanto para defesa como para captura de presas. Mas, com relação aos humanos, pode haver queimadura no local.

2 – Caramujo (Moluscos)

Os moluscos são do tipo que vivem em solos úmidos e possuem corpo úmido. Além disso, alguns deles como o caramujo possuem uma concha para armazenar  água. Eles também podem ser encontrados em mares e rios.

3 – Estrela do mar (Equinodermos)

Não sei se você imaginou, mas ela é um dos animais invertebrados que vivem no fundo dos mares. Esses animais são chamados de equinodermos e só vivem no mar.

O tamanho de cada uma pode variar, são encontradas isoladas e ligadas a um substrato, possuem um corpo com boa simetria.

4 – Joaninha (Insetos)

Esse pequeno inseto alado é muito bonito, podendo ter variedades de cores, as mais comuns são avermelhadas com bolinhas pretas na asa.

Os insetos se encontram praticamente em todos os lugares. Uma coisa muito interessante é que eles conquistaram todas as áreas, por isso muitos voam, outros vivem no subsolo, em árvores e até na água doce.

Praticamente os insetos são os que mais possuem diversidade, chegando a 900 mil.

O corpo dos insetos possuem:

  • 3 pares de patas;
  • 2 pares de antenas;
  • 1 ou 2 pares de asas.

As joaninhas normalmente se alimentam de outros insetos menores, como pulgões, ácaros, moscas brancas, cochonilha.

5 – Escorpiões (Aracnídeos)

Esse animal é muito conhecido por seu veneno que pode ser mortal em várias espécies. Além dos escorpiões, existem as aranhas como um dos mais conhecidos neste grupo.

Os escorpiões não possuem antenas como os insetos, mas têm pinças muito fortes, chamadas de queliças.

Um outro detalhe que os aracnídeos têm é quatro pares de patas, dessa forma fica mais fácil de identificá-los. Assim não dirão que esses animais invertebrados são insetos.

Saiba mais sobre este assunto

Sem dúvida é muito interessante conhecer mais sobre esses tipos de seres vivos, assim fica mais fácil identificá-los. Se você gostou desse artigo, veja agora mesmo os outros conteúdos que temos em nosso blog!

Veja também:

-Animais vertebrados-conheçam 5 espécies.https://mundoanimaldicasecuriosidades.com/animais-vertebrados-conhecam-5-especies/

-Saiba tudo sobre as 3 aves mais belas da natureza.https://mundoanimaldicasecuriosidades.com/saiba-tudo-sobre-as-3-aves-mais-belas-da-natureza/

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.