curiosidades sobre as girafas

5 curiosidades sobre as Girafas

Ao conhecer as curiosidades sobre as girafas, podemos ainda lembrar que estamos perante um dos animais mais populares e engraçados do mundo animal.

Seja na savana ou no zoológico, as girafas chamam atenção pelo pescoço longo, pela silhueta elegante e pelo passo dançando que apresentam ao correr ou andar.

Para as crianças, são animais bastante queridos e admirados. Também são animais encantadores, são imensos e considerados animais muito belos.

Curiosidades sobre as girafas

Para começo de qualquer consideração, estamos falando de um dos mamíferos mais altos do mundo. Possui longas pernas e com o pescoço mais longo entre os mamíferos terrestres.

Costumam circular em ambientes abertos e apresentar bom equilíbrio corporal quando estão em região de zoológico. Vale lembrar que são animais que vivem nas planícies semiáridas da África.

1 – Possuem quatro espécies

Até o ano de 2016, os cientistas pensavam que existia somente uma única espécie de girafa, porém depois de um intenso trabalho de estudo genético foram identificadas quatro espécies:

  • G. reticulada;
  • G. tippelskirchi;
  • G.camelopardalis;
  • G. giraffa.

2 – Escurecimento

Com o passar do tempo, os machos apresentam escurecimento na pelagem e nas manchas. Esse dado foi confirmado através de estudos que levaram mais de trinta anos para serem confirmados.

Ao atingir a idade adulta e o processo de envelhecimento as girafas começam a apresentar processo de escurecimento.

3 – Doenças

O animal pode desenvolver doenças comuns a qualquer mamífero, porém também desenvolver doenças de pele ainda não conhecidas. As doenças se referem às lesões acinzentadas que podem apresentar manchas de sangue e crostas com outros sintomas.

4 – “Aeroporto de pássaros”

Esses animais costumam abrigar pássaros assim como também acontecem com os búfalos da África. Os pássaros ajudam a eliminar os carrapatos e outros hospedeiros da pele da girafa.

5 – Elas se comunicam

Durante à noite, quando grupos de girafas dormem, os indivíduos costumam zumbir e usam esse som para se comunicarem uma com as outras, mesmo na escuridão noturna da savana africana.

Outras curiosidades

Devemos lembrar que há uma diferença entre o tamanho dos machos em relação às fêmeas. As fêmeas podem crescer até 4,30 metros de altura, enquanto que os machos podem atingir até 5,50 metros.

São animais que também desenvolvem dois chifres que são cobertos por pelos, os chifres são usados pelos machos como defesa e luta.

Conclusão

São animais que costumam viver na região semiárida da África, em planícies e florestas abertas onde há muitas árvores com arbustos altos que servem como alimentos, afinal são alimentos herbívoros.

Costumam viver em grupos e cada grupo é liderado por um macho mais velho que orienta os machos mais jovens, as fêmeas e os filhotes.

Neste artigo apresentamos as principais curiosidades desses animais que são adorados pelas crianças e que chamam atenção pelo tamanho e pelas cores no ambiente africano. Sendo uma grande inspiração para as áreas da ciência e das artes visuais, por expressarem beleza e por chamarem a atenção.

Veja também…

-As 10 maiores árvores do mundo e suas curiosidades.https://mundoanimaldicasecuriosidades.com/as-10-maiores-arvores-do-mundo-e-suas-curiosidades/

-10 pássaros exóticos e suas curiosidades.https://mundoanimaldicasecuriosidades.com/10-passaros-exoticos-e-suas-curiosidades/

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.