curiosidades sobre as corujas

5 curiosidades sobre as Corujas

Você sabia que embora sejam aves bem pacatas, existem algumas curiosidades sobre as corujas bem interessantes? Inicialmente, podemos afirmar que são aves de hábito noturno. Também são predadoras e podem se deslocar por meio de voo silencioso sem chamar a atenção de outras espécies.

Costumam ser percebidas como animais místicos e que podem simbolizar mau agouro. Porém são animais lindíssimos e bastante dóceis quando são respeitados em seu nicho.

Ao redor do planeta Terra encontramos mais de 210 espécies de corujas. No Brasil temos 22 espécies.

Curiosidades sobre as corujas

São animais bastante interessantes, são silenciosos e bastante espertos. A sua postura é muito utilizada pelos seres humanos como símbolo de esperteza, ambição e sabedoria.

A seguir apresentamos curiosidades sobre as corujas que explicam o porquê desses animais serem peculiares:

1 – Sons

São animais que apresentam uma audição bastante apurada, podendo identificar pequenos barulhinhos superando muitos mamíferos neste tipo de capacidade.

Por outro lado, para produzir algum tipo de som ou comunicação não costumam ser mais limitados…Elas conseguem assobiar, gritar, emitir gritos e podem visualmente sorrir.

2 – Possuem orelhas poderosas

As corujas apresentam orelhas poderosas, com o poder de ter 50 vezes mais audição em comparação aos ouvidos humanos. Porém, as orelhas das corujas não são muito fáceis de serem percebidas e, geralmente, enquanto que a orelha esquerda se inclina para baixo para a captação de sons que surgem de baixo, a orelha direita é direcionada para acima para captar sons que são proveniente do alto.

3 – Gostam de comer muito

São espécies de grande apetite, costumam se alimentar comendo outros passarinhos, ingerindo pequenos roedores e podem até mesmo engolir grandes animais como aves maiores, javalis, raposas e até corsas.

4 – Misticismo

São animais que transmitem uma simbologia ligada ao misticismo e à magia noturna. Desde os tempos do Egito Antigo são cultuadas dessa forma, mesmo não sendo considerado como animal sagrado, era considerada como uma das aves favoritas como símbolo do deus da sabedoria.

5 – Fonte para novas tecnologias

A capacidade e comportamento das corujas estão incentivando pesquisadores e startups de tecnologia. Estão a estudar o desenho da asa da coruja, a capacidade de emitir ruído e, principalmente, a capacidade auditiva que poderia ser imitada por equipamentos de segurança.

O fato de serem aves silenciosas, estudar a anatomia do animal e seu movimento também é uma forma de gerar métodos ou máquinas que possam se mover do modo mais silencioso.

Conclusão

Neste artigo apresentamos as principais curiosidades sobre as corujas, lembrando que são aves que possuem características marcantes como olhos grandes, bicos curvos, garras com unhas bem afiadas e uma plumagem macia.

​Algumas espécies não menores com peso de até sessenta gramas, enquanto as maiores podem atingir o peso de cerca de um quilo. Costumam apresentar penas cinzas, brancas ou marrons.

Neste artigo procuramos apresentar as principais características do animal e, principalmente, as principais curiosidades que já são alvo de estudos para compreender o comportamento desse lindo animal com a possibilidade de geração se sensores artificiais inspirados nos sentidos e capacidades naturais do animal.

Veja também…

-5 curiosidades sobre as girafas.https://mundoanimaldicasecuriosidades.com/5-curiosidades-sobre-as-girafas/

-10 animais mais conhecidos da região da Mata Atlântica do Brasil.https://mundoanimaldicasecuriosidades.com/10-animais-mais-conhecidos-da-regiao-da-mata-atlantica-do-brasil/

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.