animais vertebrados

Animais vertebrados: conheçam 5 espécies

A quantidade de animais vertebrados é imensa e por isso a lista ficará longa se fossem colocados todos aqui neste artigo. Esses tipos de animais são aqueles que possuem coluna e crânio.

São grupos que se encontram em todo lugar na natureza com diversas espécies e habitat. Isso quer dizer que eles se encontram no mar, rios, terra e até voam.

Os animais vertebrados

Esses pertencem ao reino Chordata, o nome vertebrado é dado porque eles possuem vértebras como no caso da coluna.

Dessa forma existem animais que vivem na água como o tubarão, que é um peixe e mamíferos como as focas e golfinhos. Por outro lado, existem aqueles que são da terra como gatos, cachorros, leões da selva africana etc.

Além de viverem em locais diversos eles possuem um estilo de vida alimentar diferente. Por isso, você verá animais carnívoros como leões, lobos, leopardos e outros que serão herbívoros como os cavalos.

O número de vertebrados pode chegar a 56.000 espécies. Logo em seguida você verá 5 vertebrados em 5 grupos.

1 – Tubarão (peixe)

São grandes peixes que habitam o oceano, sendo grandes predadores com um longo cardápio. Como todo peixe, esses vertebrados possuem alguns detalhes interessantes como:

  • Capacidade de retirar oxigênio da água com estruturas chamadas brânquias;
  • Possuem nadadeiras;
  • Corpo hidrodinâmico.

O maior dessa espécie é o tubarão branco que pode chegar a 6,4 m de comprimento. Esse peixe pode atingir uma velocidade 56 km/h e pegar presa num salto fora da água.

2 – Sapo (Anfíbio)

Muito conhecido por serem animais comuns em contos, desenhos, filmes, esses bichos fazem parte dos animais vertebrados. O seu cardápio alimentar envolve vários insetos, lesmas, besouros e aranhas.

Como todo anfíbio são dotados de quatro membros e são dependentes dos ambientes aquáticos.

3 – Tartaruga marinha(répteis)

Esses répteis habitam os mares tropicais e subtropicais de todo o planeta. A maioria das espécies marinhas estão em risco de extinção devido à caça intensa por sua carapaça e carne.

As tartarugas marinhas se dividem em 7 espécies com dois gêneros, mas para diferenciá-las devem observar alguns detalhes:  o formato das nadadeiras, cabeça e os tipos de placas no casco.

Com relação às 7 espécies, a maior é a tartaruga de couro que pode chegar a 1,8m e pesar 400kg. Os animais vertebrados como os répteis têm características como pele grossa com depósito ósseo ou escamas.

4 – Arara Azul (ave)

Uma das mais bonitas da natureza, com pelagem azul, costuma voar em casal ou em bandos. Elas são as maiores da família, podendo passar de 1m de comprimento se for medido do bico a ponta da cauda.

São aves monogâmicas, sociáveis e dividem as tarefas de casal, como cuidar dos filhotes. A maior característica das aves, é que possuem penas e conseguem, manter a temperatura independente da estação.

5 – Leão (mamífero)

Conhecidos como reis da selva eles são grandes, podendo chegar a 3,3m de comprimento e pesar 250 kg.

São habitantes das selvas africanas e regiões da Ásia. Sendo o segundo maior felino do mundo e carnívoro, pode comer até 30kg de carne em um dia.

As características dos mamíferos é que possuem glândulas mamárias, são tetrápodes e endotérmicos e possuem pelos pelo corpo.

Conhecer sobre os animais vertebrados foi interessante não é mesmo? Explore os demais conteúdos em nosso blog e divirta-se!

Veja também…

-Saiba tudo sobre as 3 aves mais belas da natureza. https://mundoanimaldicasecuriosidades.com/saiba-tudo-sobre-as-3-aves-mais-belas-da-natureza/

-As 3 maiores cachoeiras do mundo e suas curiosidades. https://mundoanimaldicasecuriosidades.com/3-maiores-cachoeiras-do-mundo-e-suas-curiosidades/

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.