Quando pensamos nas curiosidades sobre o bicho-preguiça, sempre imaginamos um animal lento e que adora dormir. Porém, essas são apenas as curiosidades iniciais a respeito desse lindo animal.
Existem preguiças do gênero Choloepus que possuem dois dedos em cada mão e a preguiça do gênero Bradypus com três dedos em cada mão. Ao redor do mundo a ciência conhece seis espécies desse animal.
Neste artigo apresentamos as principais características desse bichinho bastante conhecido por nós, brasileiros.

Curiosidades sobre o bicho-preguiça
Trata-se de um animal que vive nas regiões da América Central e América do Sul. São animais cobertos por longos pelos, o que ajuda a ter mais proteção e camuflagem na floresta.
Possuem articulações nas vértebras, o que ajuda a virar a cabeça e amolecer as mãos. Porém, os exemplares do gênero “Bradypus” possuem de oito a nove vértebras cervicais, o que possibilita girar a cabeça em até 270 graus. Para se ter uma ideia, os outros mamíferos possuem sete vértebras cervicais.
São animais arborícolas, ou seja, adoram viver em árvores, costumam ser solitários se alimentando de folhas. O corpo desse animal apresenta baixa temperatura, mas gostam de tomar banho de sol para elevar a temperatura.
Os movimentos do bicho-preguiça
O animal chama muita atenção devido aos movimentos que são lentos, o que pode os deixar mais vulneráveis aos predadores e à destruição da natureza.
A reprodução do bicho preguiça
Trata-se de um animal eutério ou placentário, sendo o período de gestação de quatro a seis meses. O filhote, uma semana depois de nascer, costuma a comer folhas e logo a se acostumar com a vida nas árvores. Porém, a amamentação pode durar até quatro semanas.
São preguiçosos os bichos preguiças?
O fato de serem lentos gera a percepção de serem animais preguiçosos, porém a lentidão é uma característica desses animais. De todo modo, são animais que não precisam ser rápidos, vivendo na copa das árvores e se refugiando de predadores.
Hábitos noturnos do bicho preguiça
É comum dormir mais durante o dia e apresentarem hábitos noturnos, como descer das árvores para fazer suas necessidades e comer mais folhas.
Outras características do bicho-preguiça
Em geral, não costumam ter visão e audição muito fortes ou profundas, mas são boas de olfato. Conseguem permanecer penduradas nas árvores graças às garras que possuem.
As pessoas podem pensar que esse animal dorme o dia inteiro, mas é uma verdade. Em boa parte das espécies, o animal dorme cerca de 20 horas por dia.
Pode apresentar uma pelagem na cor marrom esverdeada, o que explica a presença de organismos clorofilados, incluindo algas verdes e cianobactérias.
Apesar de ser um animal lento, costuma ser um bom nadador, mas somente desce das árvores para fazer as necessidades fisiológicas.

Conclusão
Quando comparadas aos outros seres vivos do reino animal, elas são bastante lentas. Os gatos do mato, onças e harpias costumam ser os principais predadores naturais dessa espécie.
Vale a pena conhecer esse animal e principalmente respeitar as florestas onde está localizado o habitat desses seres tão especiais.
Gostou desse conteúdo sobre o bicho preguiça! Deixe o seu comentário, compartilhe e confira outros assuntos sobre o mundo animal em nosso blog!