curiosidades sobre os beija flores

5 curiosidades dos beija-flores

O beija-flor é uma das espécies de pássaros mais conhecidas e raras no Brasil e nas Américas. A partir de agora, você verá algumas curiosidades sobre o beija-flor que vai surpreender você!

São pássaros que apresentam corpo delicado, o bico bastante alongado e conseguem, ao voar, pairar no ar como se fossem um helicóptero. Esses são os principais fatores que geram encantos para os observadores e admiradores dessa ave.

A seguir apresentamos mais detalhes dessa espécie muito querida pelos brasileiros.

As principais curiosidades sobre o beija-flor

Antes mesmo de enumerar as curiosidades sobre o beija-flor, é bastante comum ele encantar também as crianças pela velocidade de seu voo, capacidade de visitar as flores rapidamente e de permanecer parado no ar.

1 – Vive nas Américas

Essa espécie tem sua origem nas Américas, podendo ser encontrada desde o Alasca, nos EUA, até a Terra do Fogo, na Argentina.

Atualmente, temos mais de 300 espécies, grande parte vivendo nos climas tropicais e subtropicais, principalmente, no Equador e no Brasil.

2 – Nomes dos beija-flores

O pássaro apresenta diferentes nomes bastante curiosos conforme a espécie. No Brasil, o conhecemos também como colibri ou guainumbi, sendo termos de origem indígena. No centro-oeste, outros termos como “cutelo”, “pica-flor”, “ariramba” e “chupa-flor” são muito usados.

3 – O brilho dos beija-flores

Esses pássaros apresentam um intenso brilho presente nas penas do beija-flor, porém esse brilho não é oriundo da pigmentação. Mas a espécie chama muita atenção pelas suas cores cintilantes, sendo o brilho resultante do fenômeno referido como iridescência.

Esse fenômeno ocorre quando as cores do arco-íris são de fato refletidas em determinada superfície.

4 – Beija flor tem coração grande

O peso do coração do beija-flor é equivalente a 5% do peso total do corpo, comparando com o ser humano, no nosso corpo o peso do coração não ultrapassa 0,5% do nosso peso.

Esse fator ajuda o beija-flor a ter uma circulação sanguínea mais eficiente, com mais irrigação dos músculos, o que ajuda bastante a manter o voo.

5 – Suspensa no ar

O beija-flor está entre as poucas espécies de aves que conseguem manter o voo suspenso no ar, parecem que ficam parados enquanto voam.

Isso ocorre por diferentes fatores como batimentos cardíacos, aceleração do metabolismo, alimentação, ossos certos e asas alongadas.

6 – Menor pássaro do mundo

O beija-flor é conhecido como o menor pássaro do mundo, estamos falando da espécie cubana “colibri-abelha-cubano” tendo em média seis centímetros de comprimento e peso inferior a duas gramas.

7 – Alimentação

A espécie gosta muito de comer, e atua diretamente na polinização. Por ser uma espécie leve, consegue comer em diferentes regiões de uma floresta. Ele possui metabolismo acelerado e precisa comer de 5 a 8 vezes por hora, sendo que a quantidade de comida pode ser referente de oito a dez vezes o peso do corpo.

Conclusão

Você viu algumas curiosidades sobre o beija-flor que certamente algumas você não conhecia. O beija-flor está entre as espécies de pássaros mais conhecidas do Brasil e das Américas. Sempre procuramos estudar o seu voo e sua colaboração direta para a polinização e reprodução de espécies de vegetais.

Veja também…

-Algumas curiosidades incríveis sobre os cachorros.https://mundoanimaldicasecuriosidades.com/algumas-curiosidades-incriveis-sobre-os-cachorros/

-Curiosidades incríveis sobre os macacos.https://mundoanimaldicasecuriosidades.com/curiosidades-incriveis-sobre-os-macacos/

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.