tipos de rãs

Rãs – Confira os seus diferentes tipos

As rãs são animais bem pequenos que possuem uma incrível habilidade de pular de forma rápida. Possui forma parecida com a do sapo, mas com a pele lisa e pernas mais longas, mas, você sabe quantos tipos de rãs existem? Não? Veremos estas e demais curiosidades sobre este pequeno anfíbio, confira os diferentes tipos de rãs!

Características das Rãs

São animais que possuem pele lisa e úmida, além de olhos grandes bastante salientes. As pernas traseiras apresentam mais que o dobro do comprimento das pernas frontais. Na natureza encontramos muitas rãs minúsculas, sendo que algumas podem medir menos de 2,5 centímetros.

Porém, os maiores exemplares apresentam cerca de trinta centímetros de comprimento, com cores na coloração marrom, verde, cinza ou até amarela.

Assim como os sapos, elas conseguem capturar as presas usando a língua pegajosa, e gostam de comer insetos, vermes e até outras rãs, répteis e roedores.

Apresentam algumas glândulas na pele que podem produzir veneno contra predadores, porém o veneno não protege a rã contra cobras, aves e roedores maiores.

A Reprodução

As rãs costumam colocar ovos na água, com a possibilidade de colocar centenas e milhares de ovos de uma só vez, posteriormente os ovos se transformam em girinos (semelhantes a peixes) e se desenvolvem até se tornarem em uma rã adulta.

São comestíveis?

A criação de rãs para alimentação humana começou no final do século XIX através da comissão de pesca americana. Porém, o hábito do ser humano comer rã é comum desde a Grécia Antiga e na China milenar.

Esse hábito foi adquirido na Roma Antiga e levado pelos romanos até a França moderna.

Principais tipos de Rãs

Geralmente, as pessoas também confundem as pererecas com as rãs, mas elas pertencem a grupos diferentes no reino animal. A perereca, por exemplo, apresenta discos viscosos nas pontas dos dedos, o que as ajuda a subir em áreas verticais.

Já as rãs costumam viver em lagoas, enquanto que as pererecas gostam de viver sobre as árvores e áreas de vegetação.

As rãs são encontradas em todo o mundo, porém não vivem em lugares frios. São mais encontradas em florestas tropicais, e por serem anfíbios podem viver em ambiente de água ou terra.

Esse tipo de animal pertence à família Ranidae e apresenta diversas espécies, a seguir apresentamos os principais tipos de rãs:

Rã-verde: Essa é mais comum e mais fácil de ser encontrada, sendo vastamente encontrada na Europa.

Rã-leopardo: Esse tipo apresenta pequena mancha preta que podem contrastar com o verde, sendo bastante encontrada nos territórios brasileiros e na América do Norte.

Rã-venenosa: Esse tipo é mais comum na América Central e na América do Sul, e pertence a outra família, a Dendrobatidae.

Conclusão sobre os diferentes tipos de rãs

Sabemos que a criação da rã e a permanência desse animal na floresta é bastante comum. Trata-se de um animal que pode ser confundido com sapos e pererecas, mas que possuem comportamento e características próprias.

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.