animais típicos da Austrália

Veja os animais típicos da Austrália

Quais são os animais típicos da Austrália? Quando pensamos nesse país sempre nos lembramos do canguru, porém a fauna australiana é bastante variada e composta por diferentes espécies.

Estamos falando de um país continente, uma imensa ilha situada no oceano pacífico sul, onde se forma a região da Oceania. Por ser uma ilha isolada do resto do mundo, os seus animais apresentam características peculiares ou únicas. Permitindo encontrarmos espécies endêmicas, ou seja, que somente vivem na imensa ilha australiana.

O isolamento também traduz o estilo exótico das espécies. Lembrando que boa parte dos animais do país sofrem com a ameaça de extinção gerada pelo desmatamento e abertura de estradas.

Principais tipos de Animais da Austrália

Por milhares de anos, a região sempre foi uma ilha isolada, o que incentivou o desenvolvimento de fauna e flora inigualáveis, dessa forma mais de 80% das espécies de animais e plantas somente podem ser encontrados nessa região.

A seguir apresentamos os principais tipos de animais da Austrália para conhecermos melhor essa peculiar fauna:

1 – Dingo

Essa espécie é referente a um cão selvagem que vive somente no continente australiano. Pesquisadores e historiadores possuem a crença que esses animais foram migrados do sul da Ásia para a Austrália através dos antigos viajantes indonésio há mais de cinco mil anos.

São animais que habitam florestas, bosques, desertos e campos. Não costumam alcançar grandes portes, medindo em média 1,22 metros, com peso aproximado de quinze quilos.

Apresentam o pelo marrom, e costumam viver sozinhos ou em bandos de até dez membros. Porém, na cadeia alimentar, é considerado o maior predador terrestre da região.

2 – Bilby

Estamos falando de uma espécie marsupial encontrada somente na Austrália, lembramos que os marsupiais são mamíferos que tem o placentário, uma região de bolsa abdominal referida como marsúpio.

O bilby ou bilby-grande é um animal de pequeno porte, com até 55 centímetros e 2,5 quilos, costumam viver em bosques e em regiões semiáridas.

Costumam viver solitários, o que os ajudam a fugir de predadores como os dingos e as raposas. Costumam comer frutas, sementes, fungos, larvas e espécies de vegetais.

3 – Cisne negro não poderia faltar entre os animais típicos da Austrália

Este é mais um dos animais da Austrália que vive exclusivamente no continente australiano, muito encontrado no sul, porém tem sido muito encontrado em muitos zoológicos em diferentes países ao redor do mundo.

É um animal todo coberto por penas negras, sendo que alguns exemplares podem apresentar penas mais claras. Medem em média 1,5 metros, e podem pesar até 9 quilos.

A reprodução é muito comum entre os meses de fevereiro e setembro. As fêmeas costumam colocar sete ovos, sendo que os pequenos cisnes nascem em até 45 dias.

4 – Ornitorrinco é outro animal típico da Austrália

Outro animal bastante estranho aos nossos olhos, mas muito popular na Austrália. Ele também vive somente na Austrália, tendo o corpo similar ao de uma lontra, tendo um bico muito semelhante ao de um pato.

Porém, esse bico funciona como um órgão senso que amplia o seu olfato na busca de alimentos e identificação de ambientes.

5 – Canguru e outros marsupiais

O canguru é um dos animais da Austrália mais conhecidos no mundo. Por serem inteligentes, por serem marsupiais e pela fêmea carregar o filhote em sua “bolsa”, por serem fortes e, principalmente, por terem a capacidade de pular aceleradamente a grandes distâncias.

Dentre os principais marsupiais, podemos ainda citar os wallabies, o wallaroos e ainda o demônio da Tasmânia.

Conclusão sobre os animais típicos da Austrália

Neste artigo, apresentamos os principais animais da Austrália e suas características. A Fauna australiana ainda conta com dezenas de milhares de espécies que tornam a região única e tão especial.

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.