animais que vivem no fundo do mar

5 animais que vivem no fundo do mar

Quando pesquisamos sobre os 5 animais que vivem no fundo do mar, devemos considerar que a fauna marinha sempre nos surpreendeu com diversas espécies nos cinco principais oceanos do planeta Terra.

Estamos nos referindo aos animais que habitam oceanos e mares, incluindo regiões como o mar mediterrâneo e regiões marítimas similares.

Segundo os cientistas, o ser humano catalogou mais objetos celestes do que todas as espécies existentes no fundo mar, o que demonstra que muito ainda deve ser explorado nos oceanos.

Desde um pequeno peixe até a gigantesca baleia-azul, que é considerada como o maior mamífero do nosso planeta, podemos encontrar diferentes espécies em constante interação com o ambiente marinho.

5 Animais que vivem no fundo do mar

Ao percebermos a importância da fauna marinha, devemos enfatizar os riscos que muitas espécies correm de extinção. Principalmente, por fatores antrópicos como a exploração de petróleo nas profundezas oceânicas e a poluição gerada pelo lixo comum e industrial jogado no espelho d’água dos mares ao redor do planeta.

É importante proteger os animais marinhos e respeitar o seu meio ambiente, considerando que boa parte das espécies são frágeis e, ao mesmo tempo, muito inteligentes como os golfinhos.

A seguir apresentamos cinco espécies de animais que vivem no fundo do mar que costumam conquistar sempre os nossos corações e atenções:

1 – Tartaruga Marinha é um dos animais que vivem no fundo do mar

Atualmente, existem cerca de sete espécies de tartarugas marinhas conhecidas e todas elas estão ameaçadas de extinção.

Elas habitam em todos os oceanos em regiões tropicais e subtropicais. Lembrando que elas não costumam nadar próximo ao continente Antártico por ser bastante gelado.

Grande parte das tartarugas marinhas são migratórias e viajam em rotas para acasalar, retornar para uma determinada praia para a desova, e ainda se orientam no fundo do mar por meio de um campo magnético natural.

2 – Cavalos marinhos

Essa espécie sempre habitou no imaginário das crianças, através de desenhos animados e histórias. Trata-se de uma espécie óssea da família Syngnathidae.

Apresenta mais de 30 espécies com diferentes cores, tamanhos e características. Costumam viver em regiões de clima tropical e temperado, e conseguem habitar em profundidade de oito a quarenta e cinco metros.

3 – Peixe borboleta

Essa espécie é bastante curiosa, apresenta boca pequena, focinho em formato de tesoura e costuma se alimentar sugando animais menores e camarões pequenos.

Quando não encontrado nos oceanos, é uma espécie bastante encontrada em aquários.

4 – Tubarão

Uma das espécies mais temidas e fortes dos mares, o tubarão é uma espécie cartilagínea, pertencente à classe dos Chondrichthyes. Apresenta esqueleto flexível e costumam habitar grande parte dos oceanos do planeta.

É conhecido como um dos maiores caçadores dos oceanos, possui senso de localização bastante avançado que permite ao tubarão captar o sentimento de medo da pessoa.

5 – Peixe-leão

É um dos peixes que mais desperta curiosidade nas pessoas, pertence à família Scorpaenidae e trata-se de uma espécie venenosa. O veneno está presente nos espinhos que podem causar dor e inchaço quando entra em contato com a pele humana, sendo indicado mergulhar a região atingida em água quente para sarar.

Conclusão sobre os 5 animais que vivem no fundo do mar

Atualmente, existem diferentes pesquisas para estudar espécies já identificadas nos mares e para conhecer novas espécies. O mar é um imenso universo desconhecido em grande parte para nós. Por isso, conseguimos listar aqui 5 animais que vivem no fundo do mar, mas poderíamos citar tranquilamente milhares deles.

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.