curiosidades sobre as zebras

5 Super Curiosidades sobre as Zebras

As 5 super curiosidades sobre as Zebras são muito interessantes, elas são parentes dos cavalos e se encontram em regiões da savana africana. Elas podem viver de duas maneiras, ou em bandos ou constituído por haréns.

São conhecidas por suas listras pretas na vertical na maior parte do corpo, e na horizontal nas patas. Sendo animais rápidos ajuda na corrida para fugir dos predadores.

As 5 Super Curiosidades sobre as Zebras

Provavelmente muitos não pararam para prestarem atenção de que as Zebras são brancas com lista preta e não ao contrário. Esses rápido mamíferos podem chegar a 68 km/h e tem um poder em seu coice que pode matar um grande predador.

São animais com uma altura que pode chegar a 1,5 metros, são muito inteligentes e possuem visão aguçada.

1-As zebras fazem parte do gênero Equus

Esse gênero inclui alguns animais que são parecidos em seu porte físico como: Zebras, burros e cavalos. Além disso, existem cerca de 3 espécies no mundo, cada uma pode ter a sua particularidade.

Olha três tipos:

  • Zebra-da-planície –  Equus burchellii;
  • Zebra-da-montanha –  Equus zebra;
  • Zebra-de-grevy –  Equus grevyi.
  • Uma informação muito importante é que esse gênero não somente tem as Zebras com lista. Por isso, alguns Anos selvagens africanos possuem listas nas patas.

2-O nome científico da zebra-da-planície é uma homenagem

O nome científico “Equus burchellii” é uma homenagem ao explorador britânico William John Burchell. Ele fez um grande trabalho na África entre 1810 e 1915.

Nesse período, o explorador recolheu várias espécies de animais e plantas e enviou ao museu britânico. Infelizmente houve negligência no cuidado do material e houve uma grande desavença no lugar.

Com muita luta o seu sobrenome foi colocado cientificamente na Zebra.

3-A zebra-de-grevy recebe esse nome por conta de um presidente da França

Pelo que você já deve estar percebendo, colocar nomes científicos por causa de pessoas é muito comum. Sendo assim, ocorreu que o imperador da Abissínia mandou o animal de presente para presidente da França, Jules Grévy.

O que aconteceu no processo de viagem foi a morte do animal, que foi empalhado, colocado no museu e logo depois recebendo o sobrenome do presidente.

4-O padrão de listras de cada zebra é único

Se tem uma coisa que atiça as curiosidades sobre as Zebras são as suas listas. Você sabia que elas possuem diferenças em cada animal? Sim, elas são como uma digital.

Do mesmo modo como as digitais diferenciam os humanos para identificá-los, os pesquisadores fazem o mesmo para cada Zebra.

Outro detalhe interessante sobre a lista das Zebras é que as brancas refletem mais o calor, enquanto as pretas absorvem. Isso ajuda elas a manterem uma boa temperatura.

5-Zebras-da-montanha são muito boas de escalada

Entre as 5 super curiosidades sobre as zebras está a sua habilidade para escalar montanhas. Uma habilidade muito necessária levando em consideração o lugar que normalmente habitam, que é rico em elevações. Esses locais ficam na Namíbia e África do Sul com elevações de 2 mil metros acima do mar.

Por isso, esses animais desenvolveram patas especiais, mais pontudas e duras para ajudar a escalar essa região.

Conclusão sobre as 5 super curiosidades sobre as zebras

As Zebras são animais muito interessantes de se pesquisar, com grandes curiosidades para destacar. Temos muito mais artigos sobre o mundo animal, informe-se no nosso blog!!!

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.