Mundo animal ou reino animal

Veja os principais animais da Grécia

Localizada no lado oriental do Mar Mediterrâneo e nas fronteiras entre três continentes (Europa, Ásia e África), a Fauna da Grécia é extremamente diversificada, com muitas espécies. Você encontrará abaixo informações sobre as variedades dos principais animais da Grécia que embelezam ainda mais este país.

Listas dos Principais animais da Grécia

As regiões montanhosas do país, particularmente as florestas da Grécia, hospedam ursos, gatos selvagens, esquilos marrons, chacais, lobos, raposas, veados e linces (especialmente no norte da Grécia). Entre os que mais se destacam podemos citar:

1 – Κri kri – a cabra selvagem de Creta, um dos principais animais da Grécia

Um dos habitantes mais raros e únicos que você pode conhecer ou ouvir sobre os animais da Grécia é a cabra Kri Kri, encontrada unicamente na ilha de Creta. Esse animal é considerado um dos principais animais da Grécia.

Ela é uma verdadeira sobrevivente pois vive nas rochas e penhascos íngremes das montanhas cretenses. Seu ancestral, segundo os cientistas, foi introduzido em Creta de forma selvagem, vindo da Ásia, há quase dez mil anos.

Posteriormente, ele entrou em contato com cabras domésticas e da criação de ambas as espécies nasceu a cabra cretense Kri Kri.

2 – Tartaruga cabeçuda, outro animal principal da Grécia

As tartarugas cabeçudas são bem comuns em todo o território grego, especialmente em Peloponeso, Zakynthos e Creta, locais de águas quentes e perfeitas para a reprodução da espécie.

3 – A foca-monge do Mediterrâneo, outro animal da Grécia

Provavelmente este é um dos animais da Grécia mais raros de se avistar, pois a foca-monge é uma das poucas espécies de mamíferos marinhos que costumam viver em cavernas.

Atualmente existem um pouco mais de 500 na natureza, o que a torna cada vez mais rara. A caça predatória e a alta degradação do seu habitat pelo homem são os principais motivos de sua extinção; portanto, quando os pesquisadores descobrem uma nova colônia, ela é mantida em absoluto segredo para a proteção da espécie.

4 – O Arcalos (o Texugo de Creta)

Outro animal principal da Grécia é o Arcalos ou texugo de Creta, é um parente próximo do texugo comum. A grande diferença é sua pelagem áspera e grossa, além de uma faixa branca que começa na ponta do focinho e vai até a parte de trás de sua cabeça.

Embora pareça frágil, este pequeno carnívoro é bem astuto e um predador voraz que se alimenta de ratos, cobras, lebres, pequenos camundongos, minhocas, frutas e até caracóis.

Bem comum na ilha de Creta, ele prefere as regiões mais altas, acima dos 1.500 metros e, embora fosse bem caçado por sua pele, agora é uma espécie símbolo da região e protegido por lei.

5 – O Muflão Cipriota, outro animal principal da Grécia

Embora pareça bastante com uma cabra comum, o muflão cipriota é o maior animal da fauna cipriota, acredita-se que seja o ancestral de todas ovelhas domesticadas que temos hoje. Estudos recentes especulam que a espécie pode ter migrado durante o período Neolítico da Ásia para toda a região da Grécia, em especial, Chipre.

Como toda cabra, o muflão cipriota é bem arisco, ágil e assusta-se facilmente, o que facilita seus rápidos movimentos nas encostas íngremes das matas.

Conclusão sobre os principais animais da Grécia

Você viu alguns dos principais animais da Grécia, algumas espécies raras e outras ainda em risco de extinção, criaturas fantásticas que tornam este país ainda mais fascinante.

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.