Em tempos de chuvas e elevação da umidade, é muito comum elas aparecerem com maior frequência em regiões de floresta, matas, hortas, jardins e até em vasos de plantas no quintal, diante disso, você verá agora algumas curiosidades sobre as lesmas que vai surpreendê-lo, confira!
Porém, quando aparecem em grande quantidade podem gerar prejuízo para as plantações. A diferença básica entre o caracol e a lesma é o fato de o caracol ter uma “casinha” ou concha. A lesma também costuma apresentar tentáculos que possuem os olhos nas pontas.
Curiosidades sobre as lesmas
De fato, são animais muito curiosos, os pares se cruzam e alguns indivíduos podem ser também hermafroditas. Outras curiosidades sobre as lesmas é que costumam colocar ovos em locais úmidos, e se reproduzem apenas em três semanas.
Costumam viver em áreas com umidade, sombra e calor, e preferem roer as plantas no horário noturno. Também costumam ser encontrados entre entulhos, restos de telhas e tijolos onde há umidade para a reprodução.
1 – A barriga tem pé?
Essa espécie trata-se de molusco gastrópode, são invertebrados que conseguem andar sobre a barriga.
2 – Hermafroditas, outra curiosidade das lesmas!
Costumam ser hermafroditas com a capacidade de colocar mais de 400 ovos ao ano, e cada exemplar pode atingir a maturidade sexual em até três anos.
3 – E o sal?
São animais sensíveis à desidratação, o que explica o fato de morrerem com facilidade quando entram em contato com o sal. Geralmente, o cloreto de sódio consegue “retirar” a água existente na pele da lesma por meio da osmose.
4 – A verdadeira origem das lesmas
Existem espécies que são nativas do Brasil e outras que foram introduzidas a partir da Europa e África, porém muitas espécies começaram a chegar ao Brasil junto com as naus que descobriram e exploraram o Brasil Colônia.
5 – Ligação das espécies, outra curiosidade sobre as lesmas
É uma espécie que possui parentesco com os caramujos e caracóis, estes possuem conchas. Lembramos que os caracóis costumam apresentar conchas mais frágeis e procuram viver próximo da água doce.
6 – Alimentação é mais uma das curiosidades das lesmas
São animais que também procuram viver em ambientes de grande umidade e que oferecem alimentos como flores, folhas e frutos de menor porte.
7 – Elasticidade das lesmas
São espécies que conseguem se esticar até vinte vezes o tamanho original, visando passar em pequenas áreas de passagem para buscar alimento e habitat.
Ao se locomoverem apresentam aperfeiçoado senso de localização, podendo retornar para o mesmo local seguindo a trilha criada a partir de seu muco.
Conclusão sobre as curiosidades sobre as lesmas
Além das lesmas terrestres, encontramos também as lesmas marinhas que apresentam a capacidade de abandonar partes de seu corpo para fugir de predadores, deixando a carcaça de seu corpo para o predador comer e fugir para continuar viva.
Nos mares, elas podem atingir até trinta metros de comprimento, sendo um animal que aguça a curiosidade dos pesquisadores.
Neste artigo apresentamos as principais curiosidades e características desse animal que apresenta pontos bastante peculiares.
Gostou desse conteúdo sobre as curiosidades sobre as lesmas, então compartilhe, e confira outros assuntos relacionados ao mundo animal em nosso blog.