as abelhas dormem?

Você sabia que as abelhas não dormem?

As abelhas não dormem? AH? Sério?! Por serem ativas e por possuírem os olhos sempre abertos podemos acreditar que esses animais não dormem.

Algumas características sobre as abelhas

Segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas), esses pequenos insetos são responsáveis por mais de 70% da polinização de plantas cultivadas.

Sendo assim, desempenha um importante trabalho para a regeneração das florestas, dos alimentos e de toda a biodiversidade.

Boa parte dos alimentos existentes na vida do ser humano e na natureza são originados em parte do trabalho das abelhas. Mas, por causa do desmatamento, do uso abusivo do agrotóxico e das mudanças climáticas, elas correm sérios riscos de extinção.

A redução da população das abelhas podem colocar em riscos diferentes cadeias alimentares na natureza e colocar em risco a agricultura desenvolvida pelo ser humano.

No Brasil

Em nosso país, temos mais de três mil espécies e sem ferrão, são animais pequenos e delicados. Apresentam sons que a identificam a distância, e suas colmeias no brasil são feitas em ocos de árvores, muros, e até telhados.

O Brasil é um dos maiores produtores de derivados de abelhas do mundo, produzimos desde o mel puro, cera, própolis, além de insumos importantes que são continuamente utilizados pela indústria farmacêutica e cosmética.

Importantes para a polinização

São responsáveis por mais de 70% da polinização dos alimentos de nosso dia a dia, o que ajuda também na perpetuação de outras espécies. Se as abelhas não existissem, boa parte dos alimentos e de outros animais não existiriam no planeta.

As abelhas não dormem?

Afinal, as abelhas não dormem? Sim, elas não possuem pálpebras, mas elas dormem. Adormecem de olhos abertos, porém por períodos bastante curtos. Por alguns momentos do dia, os intervalos podem durar de segundos a minutos de soninho que são referidos pelos pesquisadores como pausas de atividades.

Mas quando pensamos que elas não dormem é pelo fato das colônias de abelhas permanecerem em plena atividade até mesmo à noite.

Onde dormem?

As abelhas costumam dormir dentro da própria colmeia, podendo dormir individualmente ou em grupos. Além da colmeia em árvores, algumas espécies podem fazer seus “ninhos” no solo parcialmente compactado.

Como sabemos se as abelhas dormem?

Por serem insetos que não possuem pálpebras, nunca sabemos que estão de fato dormindo, mas quando param de mover as suas anteninhas isso indica o início do período do sono.

Existem outras espécies de maior porte que conseguem dormir por algumas horas, mantendo outros indivíduos em atividades para manter a colmeia em atividade.

Conclusão sobre se as abelhas dormem?

Portanto, podemos concluir que aparentemente as abelhas não dormem, mas elas dormem e conseguem descansar, afinal são animais que trabalham muito.

Esses animais estão na natureza há milênios. Já encontraram potes de mel dentro de tumbas de faraós de mais de cinco mil anos.

Dessa forma, torna-se necessário proteger o meio ambiente, respeitar o habitat desse animal, administrar as colônias desses insetos e valorizar o trabalho desse inseto tão valioso.

A morte e a extinção de abelhas colocam em risco a manutenção do ciclo da natureza e da produção de alimentos para diferentes espécies de animais, inclusive a humana.

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.