animais invertebrados

Vida e curiosidades sobre os Polvos

Talvez você não saiba, mas os polvos são  considerados por muitos especialistas como os animais mais inteligentes no reino animal, especialmente no que se refere a busca pela comida e a maneira como se defende de predadores. Estas e demais sobre a vida e curiosidades sobre os polvos é o que você verá a partir de agora!

As Principais curiosidades sobre os polvos

Podemos, inicialmente, explicar, que esse animal apresenta células cerebrais presentes em todo o seu corpo. Mas, mesmo sendo um ser vivo estranho aos nossos olhos, é um ser brincalhão e que possui habilidades surpreendentes.

1 – São Criaturas inteligentes

Boa parte das células cerebrais está presente nos tentáculos. Eles apresentam um sistema nervoso desenvolvimento, tendo cerca de 500 milhões de neurônios ou de células cerebrais.

Eles estão no mesmo nível de “capacidade cerebral” que os mamíferos menores como os cachorros.

Mas, enquanto os neurônios nos cães e nos seres humanos estão presentes no cérebro, os neurônios dos polvos estão presentes nos tentáculos e não na cabeça.

Sendo assim, a casa ventosa de um tentáculo pode apresentar até dez mil neurônios que conseguem desempenhar os sentidos do paladar e do tato.

2 – Bons de memória

Os polvos conseguem ser treinados e podem realizar as tarefas de memória. É uma espécie que pode ser treinada para atuar em tarefas simples. Esse animal pode aprender a acionar alavancas, escolher objetos e participar de testes visuais.

Ao realizar esses testes também apresentam capacidade para usar a memória de modo simples. Nos testes de memória e de seleção de objetos eles superaram os pombos.

3 –Vida e curiosidades sobre os polvos: São animais brincalhões

São animais travessos que conseguem ser bastante ágeis e brincalhões, sendo sempre muito participativos nas tarefas. Porém, eles podem ir longe demais e conseguirem desligar sistemas elétricos para apagar a luz de todo o ambiente ou até mesmo para quebrar um aquário.

4 – Reconhecimento de pessoas

Uma das curiosidades sobre os Polvos é a sua incrível capacidade de reconhecer pessoas, ao ponto de não gostar de um pesquisador no laboratório e dar um imenso banho quando a pessoa passa frente ao aquário.

5 – Reprodução dos polvos

Eles se reproduzem encostando os tentáculos, os machos e fêmeas são reconhecidos pela presença de reentrância na parte inferior do terceiro tentáculo direito.

​No reino animal, é a única que utiliza tentáculos para se acasalar, através do qual o espermatozóide é ejaculado através da abertura no tentáculo.

6 – Possui vários corações

O animal possui três corações que são capazes de bombear sangue azul-esverdeado. O sangue possui essa cor em virtude da presença do cobre, e de uma molécula que transporta o oxigênio no sangue.

7 – Adaptações dos polvos

Os polvos podem ser ameaçadores ou mudar de cor. Ao necessitar atacar um alvo, ele adota uma cor mais escura.​

Conclusão sobre a vida e curiosidades sobre os polvos

Neste artigo apresentamos curiosidades sobre os polvos que certamente você não conhecia. Um animal fantástico e bastante inteligente, ele consegue se destacar dos demais e é sempre uma atração à parte.

Assim como todos os animais do nosso planeta, o polvo merece ser bem tratado e são necessárias mais leis e atitudes que ajudem a preservar esta fabulosa espécie!

Compartilhe este post:

5 animais que vivem no fundo do marPróximo
Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.