curiosidades sobre os cachorros

Algumas curiosidades incríveis sobre os cachorros

  • Ao redor do mundo, a maioria das pessoas solteiras ou que vivem em família possuem um pet, e sempre pesquisam pelas curiosidades incríveis sobre os cachorros.

Cada vez mais, os pets conquistam cada vez mais tutores por diferentes motivos, seja para fazer companhia, ajudar na segurança da casa ou para entreter as crianças.

Porém, a maioria das pessoas ainda não conhece as principais curiosidades incríveis sobre os cães, mantendo atividades básicas e habituais como passear, manter a limpeza, brincadeiras, escovar os pelos, cuidar da saúde do pet, dar atenção e seguir as orientações do veterinário.

Mas, procurar conhecer as principais curiosidades pode ajudar a entender melhor o universo canino, independente da raça adotada. Principalmente pelo fato de, quanto mais se conhecer o animal, mais se compreende melhor sobre o seu comportamento e atividades.

Curiosidades incríveis sobre os cachorros

Uma das principais dúvidas levantadas pelos cuidadores ou tutores é sobre o fato deles enterrarem quase todos os objetos no terreno do quintal de casa. Geralmente, eles enterram brinquedinhos, ossos e outros objetos da casa que podem ser percebidos pelo dono ou não.

O grande objetivo ao enterrar os objetos é esconder e tomar conta de determinado território. Porém, podemos destacar que essa atividade tem mais a ver com um comportamento herdado pelos ancestrais do animal, proveniente da espécie de canídeos que inclui lobos, coiotes e raposas.

Esse comportamento foi herdado da genética com esses ancestrais e são mantidos em diferentes níveis entre os indivíduos de diferentes raças.

A seguir apresentamos mais curiosidades dos pets que podem ser interessantes para seus tutores e cuidadores.

1 – Olfato é uma das curiosidades incríveis sobre os cachorros

O olfato desses animais é praticamente mágico e eficaz. Geralmente, os cães são utilizados para farejar pessoas, entorpecentes, alimentos e qualquer tipo de objeto.

São úteis para a segurança, para resgatar pessoas e para orientar pessoas em diferentes situações.

Nesse ponto, costumam auxiliar em missões de resgate pela capacidade de farejar, podendo sentir odores de longe.

2 –Outra das curiosidades incríveis sobre os cachorros é seu Suor

Assim como acontece com os seres humanos, os cães também costumam suar. A temperatura ideal de um cão é bastante diferente da temperatura média do corpo humano. A temperatura corporal do cão varia de 38ºC a 39,2°C.

São animais que precisam transpirar para de fato aliviar a sensação térmica, pois o calor do corpo do pet evapora por meio das almofadas das patas e das línguas.

3 – Gostam de chocolate, mas é perigoso

É muito comum o pet gostar do cheiro e do paladar do chocolate e seus donos darem chocolate como presentinho para agradar o pet. Porém, é bastante perigoso para o animal comer chocolate pelo fato do alimento apresentar substâncias que podem afetar o sistema nervoso central e o músculo cardíaco do cão, gerando crises alérgicas e até convulsões.

4 – Gostam de lamber

Os cães costumam lamber seus filhotes, companheiros e donos. Geralmente, trata-se de um ato de carinho. É uma forma do pet demonstrar afeto e carinho com o outro indivíduo.

5 – Marcam território

Costumam fazer xixi em determinados locais no ambiente da casa ou até mesmo na rua como forma de marcar território. Geralmente, os machos elegem as superfícies verticais para demarcar o ponto mais alto.

Conclusão sobre as curiosidades incríveis sobre os cachorros

Mesmo em caso de dúvidas em relação ao pet, antes de pensar que determinado comportamento se trata de algum problema de saúde, boa parte dos comportamentos poderão ser normais e inerentes à própria espécie canina.

 

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.