Curiosidades incríveis sobre os macacos

As curiosidades incríveis sobre os macacos sempre fizeram parte da ciência humana. Principalmente, para tentar compreender se somos herdeiros genéticos dos primeiros primatas que habitaram o planeta Terra.

curiosidades sobre os macacos
curiosidades sobre os macacos

Os macacos e a Humanidade

Segundo os cientistas, a espécie humana não é descendente dos atuais macacos que habitam florestas de diferentes continentes. Mas de primatas e hominídeos do passado remoto do nosso planeta.

Mas, considerando os macacos atuais, sabemos que eles também possuem características e algumas habilidades similares às dos seres humanos. Sendo animais ágeis, que vivem em grupo e que gostam de comer.

Costumam viver em regiões tropicais e subtropicais com inteligência. São considerados mais forte em comparação com a de outros mamíferos de menor porte entre as espécies silvestres.

Até os dias atuais, há muitas características que poderão ser atestadas e descobertas. Existem indivíduos de macacos que sabem formar grupos de forma mais rápida do que os demais na floresta. Ao conviver com os seres humanos aprendem a fazer atividades diferentes como pintar quadros, lavar louças e andar de bicicleta.

A semelhança entre o homem e o macaco está presente em algumas habilidades sensoriais primitivas, na estrutura física e no sequenciamento genético.

Essas semelhanças também já inspiraram estudos científicos e obras de ficção como a série de filmes “O Planeta dos Macacos”. Neste artigo falaremos mais sobre curiosidades que cercam diferentes espécies de macacos que vivem em nosso planeta há centenas de milhares de anos.

Curiosidades sobre os macacos

Inicialmente, os primatas selvagens são bastante inteligentes, e apresentam comportamentos que se aproximam muito do comportamento humano, porém em escala evolutiva menor e sem apresentar aguçada racionalidade.

Geralmente, as espécies que mais apresentam maior nível de proximidade com o ser humano são os chimpanzés, gorilas, orangotangos e bonobos.

Comportamento dos macacos

Na maioria dos casos, são animais arborícolas, vivendo grande parte do tempo em árvores, com exceção de algumas espécies como os Gorilas e Mandris que vivem no solo.

Alimentação dos macacos

Geralmente, costumam se alimentar de frutas, sementes e folhas, algumas espécies ainda comem pequenos anfíbios e pássaros pequenos.

O mais antigo dos macacos

Considerando as pesquisas atuais, o orangotango é considerado como uma das espécies mais antigas dentre os macacos atuais, indicando que essa espécie tenha surgido há mais de 10 milhões de anos.

Diferença entre americanos e africanos

Os macacos nativos das regiões das Américas enxergam apenas em preto e branco, as espécies nascidas no continente africano conseguem diferenciar cores e formas.

Primata endêmico

Os lêmures são primatas nativos da ilha de Madagascar e se tornariam mais populares depois do lançamento do filme de animação “Madagascar”.

Macacos gostam de banana!

Em qualquer ambiente, seja próximo da cidade ou em áreas silvestres, a banana é o alimento que qualquer pessoa pode oferecer para saciar a fome do animal. Em alguns parques as pessoas podem ter o péssimo hábito de oferecer balas e doces, o que pode ser um sério risco para a saúde estomacal e dentária do animal.

O mais inteligente dos macacos

Os macacos-prego, bastante encontrados no Brasil, costumam ser os mais inteligentes por ter habilidades de criar ferramentas e de ainda reconhecer a própria imagem no espelho.

Conclusão

Portanto, neste artigo apresentamos as principais curiosidades destes animais. Lembrando sempre que são espécies silvestres que, geralmente, não se adaptam ao meio humano e muito menos como animais de estimação.

Veja também…

-Tubarões – vida e curiosidades.https://mundoanimaldicasecuriosidades.com/tubaroes-vida-e-curiosidades/

-Tamanduá – vida e curiosidades.https://mundoanimaldicasecuriosidades.com/tamandua-vida-e-curiosidades/

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.