urso polar

Urso polar- suas características e curiosidades

O urso polar é uma espécie bastante adorada pelas crianças por ser um animal fofo e bastante simpático. Mas, mesmo tendo uma aparência lindíssima, são conhecidos como um dos maiores carnívoros terrestres do planeta Terra.

Essa espécie também já tem sofrido com o derretimento das geleiras nas regiões polares e com a diminuição de fontes naturais de alimentos como peixes nos mares polares.

Dessa forma, é uma espécie que corre sério risco de extinção, exigindo mais atitude por parte das autoridades e dos centros de pesquisas para protegê-la.

O Urso Polar

Também conhecido como urso branco, trata-se de um mamífero carnívoro pertencente à família Ursidae. É um animal que se destaca pela beleza, cor alva, pelagem e tamanho.

A espécie do urso polar está listada como “risco de extinção” na lista da UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais).

Principalmente, por causa das mudanças climáticas, poderemos testemunhar o desaparecimento por completo dessa espécie, sendo uma espécie dependente de regiões com temperatura mais baixa e com blocos de gelo.

Principais Características do Urso Polar

A seguir apresentamos mais curiosidades sobre esse urso que ainda faz parte de nosso planeta e da fauna global.

1 – Vivem em áreas geladas

São espécies que vivem nas regiões do círculo Polar Ártico, e para sobreviver a esse clima intensamente frio costumam não hibernar como outras espécies de ursos, por serem mais adaptados a temperatura baixa da região.

2 – Mudanças na pelagem do urso polar

Durante o período do verão, a pelagem do urso costuma ficar mais amarelada, essa cor aparece devido à oxidação causada pela luz solar.

3 – Coloração da pele do urso polar

Por debaixo dos pelos brancos, possui pele mais escura que cobre camada extra de gordura, o que ajuda a espécie a absorver melhor o calor gerado pelos raios solares.

4 – As patas

Na região das patas é possível identificar o crescimento da pele na região inferior das patas, o que ajuda a proteger o animal das regiões mais frias e a ter mais aderência sobre o solo de gelo.

5 – Alimentação do urso polar

O urso polar costuma se alimentar de peixes, focas e outras espécies marinhas menores.

Mais curiosidades sobre o urso polar

Essa espécie nada muito bem. São fortes e conseguem nadar por muitas horas, podendo ainda percorrer longas distâncias sob a água, podendo atingir a uma velocidade de 10 quilômetros por hora.

Também são ótimos mergulhadores, podendo mergulhar até 3 a 5 metros, e permanecer submersos por até dois ou três minutos.

Geralmente, costumamos achar que a coloração de seu pelo é branca, porém a pelugem é livre de pigmentação de cor, sendo a aparência branca resultado do reflexo da luz.

Conclusão

Apresentamos neste artigo as principais curiosidades do maior carnívoro terrestre de nosso planeta, sendo também a maior espécie entre os ursos de todo o planeta.

É importante defender essa espécie como forma de também proteger o equilíbrio ambiental da região do ártico.

Veja também…

-5 curiosidades sobre as corujas.https://mundoanimaldicasecuriosidades.com/5-curiosidades-sobre-as-corujas/

-5 curiosidades sobre as girafas.https://mundoanimaldicasecuriosidades.com/5-curiosidades-sobre-as-girafas/

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.