O Tamanduá é uma criatura dócil e sinônimo das matas brasileiras, diante disso, você verá a vida e curiosidades sobre o tamanduá que poucos conhecem, confira!
Curiosidades sobre o tamanduá
No Brasil temos a espécie Tamanduá-Bandeira, uma espécie nativa de nosso país e da América.
Em diferentes regiões do Brasil são conhecidos como tamanduá-açu, tamanduá-cavalo, papa-formigas-gigante, urso-formigueiro-gigante, iurumi, jurumim.
Eles pertencem à classe Mammalia, sendo mamíferos, da ordem Xenarthra e da família Myrmecophagidae. O nome científico do Tamanduá-Bandeira é Myrmecophaga tridactyla.
Numa visão geral, são animais que gostam de comer formigas e cupins. Eles também apresentam várias características como demarcar áreas para viver e se reproduzir.
Em relação ao tamanduá-bandeira, em muitas regiões ele já se tornou extinto, e já está na lista de risco de extinção. Entre outras espécies, como o tamanduá-mirim, ou tamanduá-bandeira é a maior já encontrada.
A Importância ecológica
Esses animais desempenham importante função ecológica. Os tamanduás ao se alimentarem de insetos conseguem espalhar na terra resíduos orgânicos e nutrientes, realizando uma adubação completa e natural no solo.
A importância da cauda do tamanduá
Muitas espécies de tamanduá chamam a atenção por causa da cauda, no caso do tamanduá-bandeira a cauda é repleta de pelos longos, com trinta centímetros de comprimento, na cor que mistura tons de marrom.
A coloração do tamanduá
Da nossa lista de curiosidades sobre o tamanduá, não podíamos esquecer da sua coloração. A cor da cauda e da pelagem ajuda na camuflagem e, consequentemente, como defesa natural contra os predadores.
Calma e força uma das curiosidades do tamanduá
São animais que transmitem calma e força, conseguem correr de forma repentina para se defender e podem nadar com facilidade em determinadas distâncias.
São animais silvestres, não podem ser domesticados por precisarem viver no habitat em solo e floresta. A força é proveniente da estrutura muscular que gera o impacto certo para cada movimento, além de possuírem garras resistentes.
O Olfato do tamanduá
Para encontrar insetos e outros tipos de alimentos utilizam de um olfato poderoso.
Os tamanduás costumam andar por vários quilômetros em busca de alimento e utilizam o olfato para encontrar o que precisa comer. Consegue sentir odores de longe tendo a língua e focinhos bastante longos.
É uma espécie insetívora, ou seja, come principalmente insetos, com uma dieta baseada em formigas e cupins. Ele tem a capacidade de comer cerca de 30 mil insetos por dia.
Trajetos do tamanduá
São animais que costumam viver dentro de longos trajetos. Os tamanduás, quando os filhotes nascem são carregados nas costas das fêmeas para manter a proteção.
Conclusão
Neste artigo apresentamos as principais curiosidades sobre o tamanduá, sendo uma espécie que consegue percorrer grandes distâncias.
No Brasil, as espécies são encontradas na Amazônia, Caatinga, Mata Atlântica, Cerrado, Pantanal e Pampa.
É uma espécie considerada dócil, não ataca facilmente os seres humanos, mas requer cuidados para que não corra sérios riscos de extinção.
É fundamental respeitar a conservação da natureza e do habitat original dos tamanduás.
Veja também…
-Algumas curiosidades incríveis sobre os cachorros. https://mundoanimaldicasecuriosidades.com/algumas-curiosidades-incriveis-sobre-os-cachorros/
-Tubarões- vida e curiosidades. https://mundoanimaldicasecuriosidades.com/tubaroes-vida-e-curiosidades/